ALIMENTOS

Nestlé adquire participação na fabricante brasileira de chocolates Grupo CRM

A transação será concluída em 2024 e está sujeita sujeita à obtenção das aprovações regulatórias

Nestlé, multinacional suíça Nestlé, multinacional suíça  - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

A multinacional suíça de alimentos Nestlé anunciou nesta quinta-feira (7) que adquiriu uma participação majoritária na empresa brasileira de chocolates premium Grupo CRM, sem divulgar os detalhes financeiros da transação.

O grupo suíço, dono das marcas KitKat e Smarties, assinou um acordo com o fundo de investimento americano Advent International para adquirir uma participação majoritária na empresa brasileira, informou em comunicado.

A transação será concluída em 2024, sujeita à obtenção das aprovações regulatórias habituais, disse a Nestlé. Renata Moraes Vichi, que trabalha há 25 anos no Grupo CRM e construiu e desenvolveu a empresa, permanecerá na gestão e será acionista minoritária.
 

"Esta aquisição amplia e fortalece a nossa presença no setor de confeitaria no Brasil", afirmou Laurent Freixe, diretor da América Latina da Nestlé, citado no comunicado. A Nestlé já possui um forte negócio de confeitaria no Brasil, mas essa transação permitirá que se expanda para o segmento premium, disse o grupo.

O Grupo CRM vende os chocolates Kopenhagen e Brasil Cacau em 1.000 pontos de venda no modelo direto ao consumidor e também tem forte presença online, disse. Segundo Andreas von Arx, analista da Baader Helvea, essa aquisição enquadra-se na estratégia da Nestlé.

Aumenta a sua exposição "aos mercados emergentes", mas também "às vendas diretas", afirma o analista, que afirma que esta transação também poderá fornecer uma vantagem sobre a sua concorrente americana Mondelez.

Também "coloca a Nestlé em concorrência direta com a Lindt", observa o especialista, que explica que a concorrente suíça também opera uma rede própria de lojas no Brasil e tem tentado se expandir pelo país nos últimos anos.

Von Arx estima as vendas anuais do Grupo CRM em cerca de US$ 100 milhões (cerca de 497 milhões de reais na cotação atual).

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter