brasil

Newcastle: Agricultura institui Centro de Operações de emergência zoosanitária no RS

O ministério atribui a criação do comitê à necessidade de aplicação imediata de "medidas específicas para contenção e eliminação do agente causador da DNC

A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosasA doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas - Foto: Kristin Snippe/Unsplash

O Ministério da Agricultura instituiu o Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (COEZOO) para o enfrentamento da emergência zoosanitária decretada no Rio Grande do Sul.

A instalação do comitê consta em portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22.

Na portaria, o ministério atribui a criação do comitê à necessidade de aplicação imediata de "medidas específicas para contenção e eliminação do agente causador da doença de Newcastle (DNC)".

O objetivo da pasta é prevenir a disseminação da doença para outras áreas do País e eliminar o vírus no Estado. O Ministério da Agricultura confirmou na quarta-feira, 17, a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial de 14 mil animais em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.

A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas. Segundo o Ministério, o estabelecimento avícola foi "imediatamente interditado".

Os últimos casos no País haviam sido registrados em 2006 em aves de subsistência em Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

O Cooezoo terá integrantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul.

O comitê será responsável por implantar e coordenar a execução do Plano de Contingência de Emergência Zoossanitária no Estado.

O Cooezoo deverá ainda atuar em articulação com as autoridades sanitárias do Estado, coordenar a execução das ações em campo e definir os os limites geográficos da área de emergência zoossanitária.

O Rio Grande do Sul encontra-se em emergência zoosanitária por 90 dias, declarada pelo Ministério da Agricultura na última sexta-feira. A emergência zoosanitária é o nível mais elevado de alerta em relação a questões sanitárias.
 

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter