Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Nova Zelândia reverterá proibição da exploração de petróleo e gás

Um projeto de lei tentará colocar fim à proibição, que só permitiu novas explorações de petróleo em alguns campos da Ilha Norte do país

Campo petrolíferoCampo petrolífero - Foto: Pixabay/Reprodução

O governo da Nova Zelândia anunciou neste domingo (9) planos para reverter uma proibição imposta há cinco anos de novas explorações de petróleo e gás, provocando críticas de ambientalistas e opositores políticos.

O Ministro de Energia e Recursos Naturais do país, Shane Jones, disse que a proibição retardou o investimento internacional e comprometeu a segurança energética da Nova Zelândia. Por isso, um projeto de lei tentará colocar fim à proibição, que só permitiu novas explorações de petróleo em alguns campos da Ilha Norte do país.

"O gás natural é fundamental para manter nossas luzes acesas e a nossa economia em funcionamento, especialmente durante os períodos de pico de procura", disse Jones em comunicado, acrescentando que quando a proibição foi imposta pelo governo anterior em 2018, "também reduziu os investimentos em novos desenvolvimentos" de instalações que sustentam o atual consumo de gás no país.

Uma das lideranças do Partido Verde, Chloe Swarbrick, acusou o governo de "jogar petróleo e gás no fogo da crise climática".

Segundo Jones, o setor do petróleo e minerais contribuiu com 1,2 bilhão de dólares (6,4 bilhões de reais na cotação da época) para a economia da Nova Zelândia no período 2020-2021.

Na sexta-feira, milhares de pessoas protestaram nas principais cidades do país para rejeitar a iniciativa governamental.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter