Contas públicas

Novo arcabouço fiscal é positivo e ambicioso, diz diretor do FMI

O diretor do Fundo Nigel Chalk disse estar entusiasmado com a proposta, que parece "consciente das necessidades sociais do país"

Sede do FMI em Washington, nos Estados UnidosSede do FMI em Washington, nos Estados Unidos - Foto: AFP

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira (13)que o novo arcabouço fiscal, apresentado pelo governo brasileiro recentemente, é positivo e ambicioso.

Em entrevista, Nigel Chalk, diretor interino do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo, se disse entusiasmado com a proposta de ajuste fiscal proposta no novo arcabouço, que parece “consciente das necessidades sociais do país”.

“É bom que os brasileiros estejam pensando em um marco fiscal e uma estrutura institucional para a política fiscal. Apoiamos muito isso. E ficamos muito felizes em fornecer experiências entre países ou experiências internacionais, se o governo considerar útil”, disse Chalk.

“Estamos favoravelmente impressionados com o ajuste fiscal. Isso está sendo proposto no médio prazo em termos de aumento do superávit primário. Isso é bom”, continuou.

Haddad sobre fim de isenção a e-commerces: 'Ninguém está pensando em aumentar impostos'

Segundo Chalk, trata-se de um plano de equilíbrio fiscal ambicioso, mas também “consciente das necessidades sociais do país”.

“Equilibrar essas duas coisas é muito importante. Há também um esforço mais amplo para revisitar todo o quadro fiscal e institucional em termos de regras fiscais. O que podemos ver é que as ideias ainda estão evoluindo. Vimos algumas propostas e estamos olhando para elas”, afirmou.

Não muda nada? O preço vai subir? Entenda a polêmica sobre as compras na Shein, na Shopee e em outras plataformas

Chalk lembrou que no próximo mês o Fundo começará as consultas para o Artigo IV (revisão que faz periodicamente sobre as economias) do Brasil e, então, deve ter mais subsídios para analisar o novo arcabouço fiscal.

“Acho que teremos uma discussão mais detalhada sobre isso. Teremos mais a dizer sobre o quadro institucional que o planejamento do governo”, afirmou.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter