BRASIL

Novo PAC terá sete eixos; veja como programa será organizado

Pacote de investimentos do governo Lula será lançado nesta sexta

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Casa Civil Rui CostaPresidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Casa Civil Rui Costa - Foto: Evaristo Sá /AFP

A nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançada nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Rio de Janeiro, está dividida em sete eixos.

A expectativa é ter cerca de dois mil projetos. Do lado dos estados, o desenho do programa teve, como ponto de partida, uma lista de 417 obras e projetos apresentados pelos 27 governadores em janeiro. Essa lista foi reduzida para cerca de 350. Veja quais são:

Transportes
Serão rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovia.

Infraestrutura urbana
Aqui estará o programa Minha Casa, Minha Vida, financiamento habitacional, urbanização de favelas, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, prevenção de desastres (contenção de encostas e drenagem urbana).

Água para todos
Nesse eixo, estão programas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, infraestrutura hídrica e revitalização de bacias hidrográficas.

Inclusão digital
Os projetos dessa faixa incluem conectividade de escolas e unidades de saúde, infovias, os sistemas 4G e 5G, TV digital 3.0, serviços postais e satélites.

Transição energética
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vê na transição energética um dos principais focos de desenvolvimento do país nos próximos anos. Nesse eixo do PAC estarão programas de geração de energia, o Luz para Todos, transmissão de eletricidade, eficiência energética, petróleo e gás, combustível de baixo carbono e mineração.

Infraestrutura social
O governo está chamando de infraestrutura social como projetos de educação, saúde, cultura, esporte e justiça e segurança pública.

Defesa
Também serão incluídos projetos do Ministério da Defesa.

 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter