Logo Folha de Pernambuco

Financeiro

Número de usuários dos sistemas financeiro e de pagamentos dobra em 5 anos, diz BC

Expansão deve-se à maior digitalização dos serviços financeiros, impulsionada pelo auxílio emergencial durante a pandemia, do lançamento do Pix e da entrada de novas instituições no mercado

Banco Central do BrasilBanco Central do Brasil - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em pouco mais de cinco anos, o número de usuários ativos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) dobrou, conforme o novo boxe do Relatório de Economia Bancária (REB) que trata da "Expansão do número de usuários ativos de serviços financeiros", publicado pelo Banco Central nesta quarta-feira, 5.

A expansão, conforme o documento, deve-se principalmente à maior digitalização dos serviços financeiros, impulsionada pelo auxílio emergencial durante a pandemia, do lançamento do Pix e da entrada de novas instituições no mercado.

"Dois marcos foram fundamentais para esse salto na inclusão financeira: a abertura de contas no auxílio emergencial no Caixa Tem decorrente da pandemia da Covid-19 e a implementação do Pix em novembro de 2020", trouxe o boxe. O levantamento foi feito entre junho de 2018 e dezembro do ano passado e considera operações de crédito (SCR) e de pagamentos (Pix e TED).

De acordo com o BC, o número de usuários ativos cresceu 103,2% no período, com os clientes pessoas físicas passando de 77,2 milhões (46,8% da população adulta) para 152,0 milhões (87,7%).

Esse aumento representa uma elevação de 97,0% na base de clientes. Já entre as pessoas jurídicas, que incluem microempreendedores individuais, observou-se uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões de clientes - uma taxa de crescimento de 244,5% no período.

Ao abrir os dados do SCR e de pagamentos, de forma conjunta ou isoladamente, o BC informou que verificou uma "forte expansão" do número de usuários ativos de instituições financeiras ou de pagamentos em qualquer um dos recortes analisados. O segmento crédito digital/serviços, conforme o trabalho, foi o que apresentou maior aumento em sua base total de usuários ativos. Esse crescimento foi puxado, principalmente, por novos entrantes no mercado durante o período analisado, devido à oferta do Pix e de cartões de crédito, de acordo com o levantamento.

O segmento de incumbentes - empresas já bem estabelecidas no mercado, muitas vezes com décadas de dianteira de market share - também apresentou "crescimento elevado", decorrente, além dos itens anteriores, de políticas públicas por meio da abertura de contas digitais de PF. No caso do sistema cooperativo, o BC disse que houve um "crescimento importante" de usuários ativos para PJ. Os demais segmentos apresentaram estabilidade no número de clientes ativos.

Em números, o BC registrou que cerca de três quartos das pessoas físicas possuíam operações de crédito ativas entre julho de 2023 e dezembro de 2023, incluindo o saldo de operações ativas de cartão de crédito. Nesse intervalo, do total de 152 milhões de clientes ativos PF, 10,9% possuíam apenas operações de crédito no SCR, 24,7% realizaram apenas operação de pagamentos e 64,4% realizaram operações de crédito e pagamentos.

Quanto aos clientes ativos PJ, do total de 11,6 milhões de clientes ativos na mesma data-base, 6,8% tinham apenas operações de crédito no SCR, 54,3% realizaram apenas operação de pagamentos e 38,9% realizaram operações de crédito e pagamentos

Ainda de acordo com boxe, o total de usuários ativos teve forte expansão a partir do segundo semestre de 2020 com o lançamento do Pix. Nesse período, o crescimento de usuários ativos PF foi de mais de 80% e 3.000% para os segmentos cinco maiores incumbentes e crédito digital/serviços, respectivamente.

O número de usuários ativos PJ, por sua vez, ultrapassou a marca de 5,8 milhões para esses dois segmentos, sendo que o de crédito digital/serviços apresenta mais clientes ativos do que os cinco maiores incumbentes na última data-base. O BC destacou também o sistema cooperativo, que aumentou o número de usuários ativos em mais de 1,6 milhão durante o mesmo período.

Por fim, o documento traz ainda que os usuários ativos apenas em operações de crédito ultrapassaram a marca de 63 milhões no caso de PF e mais de 1 milhão de PJ em dezembro do ano passado, destacando-se a ampla diferença de crescimento do segmento crédito digital/serviços em relação aos demais. Já número de usuários ativos apenas em operações de pagamentos deu um salto entre junho de 2020 e junho de 2021.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter