Nvidia

Nvidia recebe escrutínio antitruste enquanto autoridades dos EUA examinam IA

A investigação está em uma fase inicial, e os advogados do governo não emitiram uma intimação à Nvidia para documentos internos

NvidiaNvidia - Foto: Reprodução/Internet

As autoridades antitruste dos Estados Unidos estão intervindo cedo para examinar se um punhado de grandes empresas de tecnologia como a Nvidia estão usando sua influência para estabelecer domínio sobre o crescente mercado de inteligência artificial.

A divisão antitruste do Departamento de Justiça já contatou a Nvidia, cuja participação de mercado de chips de IA é estimada em mais de 80%, para fazer perguntas sobre os termos de seus contratos e parcerias, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A investigação está em uma fase inicial, e os advogados do governo não emitiram uma intimação à Nvidia para documentos internos, disseram as pessoas.

A empresa disse na semana passada que não havia recebido uma intimação, depois que uma reportagem da mídia disse que havia.

O departamento pode emitir uma intimação nos próximos meses se determinar que uma investigação mais completa é necessária, disseram as pessoas.

A Federal Trade Commission, que compartilha autoridade antitruste com o Departamento de Justiça, lançou este ano seu próprio esforço para examinar os investimentos que a Microsoft, a Amazon.com e a proprietária do Google, a Alphabet, fizeram nas startups de IA mais atraentes.

A revisão da FTC, que está em andamento, está investigando se os gigantes da tecnologia receberam alguma vantagem especial sobre os concorrentes ao colocar bilhões de dólares nas empresas que estão criando os produtos de IA generativa mais populares. Fonte: Dow Jones Newswires.
 

Veja também

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União
Julgamento

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Newsletter