Negócios

O exemplo de Luiza Helena, que lançou livro no Recife

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, ela veio ao Recife para lançar a biografia, "Luiza Helena - Mulher do Brasil", de Pedro Bial

"O emprego é a melhor coi­sa que a gente tem". Essa é a definição de Luiza Helena Trajano, de 70 anos, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Segundo ela, é importante que as pessoas valorizem o"O emprego é a melhor coi­sa que a gente tem". Essa é a definição de Luiza Helena Trajano, de 70 anos, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Segundo ela, é importante que as pessoas valorizem o - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

“O emprego é a melhor coi­sa que a gente tem”. Essa é a definição de Luiza Helena Trajano, de 70 anos, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Segundo ela, é importante que as pessoas valorizem o trabalho além de dar atenção ao empreende­dorismo, para que assim a economia possa atuar em um bom ritmo.

Luiza Trajano esteve no Recife ontem para o lançamento de sua biografia, o livro "Luiza Helena - Mulher do Brasil". A obra foi escrita pelo jornalista Pedro Bial e conta a trajetória de vida e profissional da empresária. O evento aconteceu no cinema do Porto Digital e na ocasião Luiza falou um pouco sobre a obra em uma apresentação.

“Tive dificuldade em escrever um livro porque tudo já aconteceu, então o Bial topou e fizemos um ano de pesquisas. O que é legal é que resgato minha tia que está com 96 anos e começou a nossa empresa em Franca, sem ter dinheiro para nada. No livro eu pude trazer a história dela, que se mistura com a minha, com o Magazine Luiza. É um livro fácil de ler, simples e traz a história real de empreendedorismo, de uma mãe de três filhos que batalhou muito”, contou Luiza Trajano.

Origem e carreira
Luiza Trajano é natural de Franca, no interior de São Paulo, cidade onde também nasceu o Magazine Luiza no ano de 1957. A carreira da empreendedora iniciou com orientação de sua tia, também Luiza, que foi sua mentora e conselheira.

O livro narra a jornada da empresária por meio de depoimentos, relatos, diálogos, fotos e outros registros pessoais. De acordo com a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, é preciso que as pessoas estejam atentas às mudanças que o mundo passou.

“Eu vivi de desafio, qualquer coisa que se empreende é um desafio. No mercado pós-covid todo mundo entrou em colapso. Primeiro a tristeza da pandemia e depois falta de produto, inflação, juros altos, e agora estamos equilibrando emprego”, disse Helena.

Importância da digitalização
Em sua apresentação no Recife, a empreendedora afirmou que um passo importante é que a digitaliza­ção das empresas possa acontecer. “Estamos ensinando a digitalizar uma empresa e foi isso que fez com que a nossa estivesse presente na vitrine. Os empregos hoje pas­sam pelas micro e pequenas empresas. É preciso entender que isso ajuda a tirar uma pessoa de situa­ção de escravidão”, declarou Luiza.

Ela deixou ainda uma mensagem especial em sua apresentação sobre o seu livro. Na ocasião, decla­rou que o emprego é uma das ferra­mentas para que a população pos­sa ter uma mudança de vida. “Depois da saúde, o emprego é a coisa melhor que a gente tem, ele nos dá dignidade. O emprego faz a libertação das pessoas. Com o salá­rio ela pode fazer tanta coisa que não depende das pessoas”, afirmou.

Mulheres do Brasil
Luiza é presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que conta com mais de 109 mil participantes em todo o país e também no exterior. “Recife é uma das unidades mais poderosas do Grupo, perdendo apenas para São Paulo. O mundo pede hoje que se faça acontecer, e o grupo faz acontecer com uma velocidade grande com muita organização, com fechamento e gestão muito boa”, destacou.

Luiza é ainda fundadora e conselheira do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e de outras 14 entidades, como UNICEF e o Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. A solenidade de lançamento do livro contou ainda com a presença da vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella

Veja também

Acordo de indenização entre Boeing e Embraer viabiliza novas parcerias comerciais
Negócios

Acordo de indenização entre Boeing e Embraer viabiliza novas parcerias comerciais

Ouro fecha em queda e se afasta de máxima histórica, de olho na decisão do Fed
MERCADO

Ouro fecha em queda e se afasta de máxima histórica, de olho na decisão do Fed

Newsletter