Energias Renováveis

O futuro está nos carros elétricos

As medidas para redução das emissões de gás carbônico que estão sendo tomadas em todo o mundo contribuem para o crescimento do uso dos automóveis elétricos

As tomadas para carregamento de carros elétricos já são realidade em novos empreendimentosAs tomadas para carregamento de carros elétricos já são realidade em novos empreendimentos - Foto: Divulgação

Os carros elétricos serão mais baratos quando comparados aos veículos a combustão até o ano de 2027, segundo o levantamento da BloombergNEF (New Energy Finance). De acordo com a pesquisa, as medidas mundiais para redução de emissões de gás carbônico vão contribuir para que esse cenário se concretize, incentivando o uso de carros elétricos.

A tendência no setor é que os preços fiquem mais acessíveis com o aumento da produção e que cada vez mais de postos de carregamento sejam instalados. Isso permitirá que, até 2035, esses veículos representem 100% de novas vendas.

Na Europa, a mudança do cenário e do mercado já está sendo uma realidade, no Brasil a comercialização está começando a apresentar crescimento. No mês de novembro deste ano, o resultado das vendas foi o segundo melhor resultado da série histórica, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Emplacamento cresce 42%
Os dados mostram que os veículos eletrificados foram responsáveis por 4.995 emplacamentos no mês passado, um aumento de 42% na comparação com o mesmo mês de 2021.

Já no acumulado do ano foram 43.658 unidades vendidas de modelos híbridos, elétricos e híbridos plug-in, superando em 24,77% o total do ano passado (34.990). De acordo com a entidade, a previsão é de fechar 2022 com aproximadamente 47.000 eletrificados registrados no país, 34% a mais que no ano passado.

Durante o mês de novembro deste ano, foram emplacados 727 veículos elétricos (BEV) no País, representando um aumento de 13,59% na comparação com o mês de outubro. O mês foi ainda o terceiro melhor nas vendas para os modelos totalmente elétricos, gerando um aumento de 67,13% na comparação ano a ano.

Os números mostram que os automóveis estão com uma aceitação crescente junto ao consumidor brasileiro, não somente nos veículos elétricos, mas também com os híbridos. Atualmente já estão disponíveis no país 119 modelos eletrificados (HEV, PHEV e BEV) de 40 fabricantes diferentes.

Vantagens dos veículos
Entre as principais vantagens dos carros elétricos, além de contribuir com a redução da emissão de gás carbônico, é que o veículo pode ter uma autonomia maior. Especialistas apontam que a economia para “abastecer” o veículo pode chegar a até 73%, aliada a um automóvel com menos componentes, reduzindo assim os custos com manutenção.

Além disso, a eficiência energética de um carro elétrico é maior do que a de um a combustão. A eficiência de motores a combustão gira em torno de 30 e 40%, enquanto os motores elétricos aproveitam cerca de 90% da energia fornecida.

Os veículos elétricos permitem ainda uma melhor condução, já que a maior parte dos modelos conta com um centro de gravidade mais centralizado e próximo ao chão. Com isso, o condutor consegue ter melhor controle e dirigibilidade.

Veja também

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil
MERCADO

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil

Newsletter