Logo Folha de Pernambuco

NEGÓCIOS

O que aconteceu com a rede de supermercados Dia, que vai fechar mais de 300 lojas no país

Decisão foi tomada por conta de resultados negativos. Grupo amargou prejuízo de R$ 830 milhões no Brasil no ano passado

Logotipo da rede Dia: grupo vai fechar mais de 300 lojas no Brasil Logotipo da rede Dia: grupo vai fechar mais de 300 lojas no Brasil  - Foto: Divulgação

Depois de persistentes resultados negativos, a rede espanhola Dia, que está no Brasil há mais de duas décadas, decidiu que vai fechar 343 lojas de um total de 587 no país e três armazéns no Brasil. O movimento faz parte de uma reestruturação do grupo, tendo em vista o prejuízo de R$ 830 milhões no país no ano passado.

O grupo vai seguir com unidades apenas em São Paulo. Ainda não foi marcada a data de fechamento das demais lojas.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNNV), agência reguladora espanhola, o grupo informou que a decisão foi tomada em função dos “persistentes resultados negativos do Dia Brasil”.

De acordo com comunicado do grupo, as lojas fechadas são de baixo desempenho. No texto, o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, informa que a rede vai analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.

"O plano de ajuste foi necessário para buscar estabilidade da estrutura da companhia após persistentes resultados negativos", informou o grupo.

Concorrência aumentou
O Grupo Dia utiliza um modelo de mercados de proximidade, sendo um dos maiores desse segmento na Espanha. Nos últimos anos, enfrentou dificuldades com o aumento da concorrência. No Brasil, a rede enfrenta a concorrência da rede Oxxo, de origem mexicana, que se expandiu muito nos últimos anos no país, relatam especialistas, com preços competitivos.

No Brasil, é uma joint venture entre Femsa Comércio e Raízen Combustíveis e abre praticamente uma loja por dia, chegando perto de 400 no final do ano passado, com meta de chegar a 5 mil nos próximos anos. Tem 21 mil lojas em países como México, Chile, Colômbia e Peru.

Foco na Argentina e Espanha
A Distribuidora Internacional de Alimentos, que é detentora do grupo Dia, deverá concentrar sua operação na Argentina e na Espanha, os dois principais mercados da empresa. Em São Paulo, o Dia tem 244 unidades e concentra sua operação, que tem apresentado números mais robustos.

“Essa medida permitirá o direcionamento de recursos aos mercados mais lucrativos do Grupo Dia, Espanha e Argentina, onde a companhia alcançou uma posição de liderança no mercado com foco estratégico em distribuição de alimentos em proximidade", diz o comunicado.

A rede espanhola está no Brasil há mais de duas décadas. Em agosto do ano passado, o grupo também anunciou sua saída de Portugal, país onde vendeu suas 500 unidades. Com os recursos, o grupo reduziu parte de sua alavancagem.

O grupo reduziu seu prejuízo no ano passado, que chegou a € 30 milhões. Em 2022, o prejuízo foi de € 124 milhões. Na Espanha, a operação teve lucro de € 122 milhões. Na Argentina, houve lucro de € 6 milhões.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter