Ocupação hoteleira cresce em Pernambuco no feriadão
Expectativa é que nos próximos feriados do ano a média da ocupação hoteleira em todo o Estado seja acima de 65%
Considerado como data da abertura não oficial do verão, o dia 7 de Setembro inicia uma temporada importante para Pernambuco. Isso porque o período, com meses de bastante sol, atrai muitos visitantes para o Estado, aquecendo o turismo e, consequentemente, gerando renda.
Segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco, a alta estação apresenta previsões animadoras, se seguir a tendência deste feriadão. A expectativa é que nos próximos feriados do ano a média da ocupação hoteleira em todo o Estado seja acima de 65%, sempre com a permissão dos números da saúde.
Para se ter uma ideia, as médias de ocupação nos períodos pré-pandemia eram por volta de 70% ou mais, na maioria dos feriados e datas comemorativas.
Leia também
• Faturamento do turismo nacional tem queda de 3,1% no primeiro semestre
• Pernambuco: turismo em alta e preocupação com a variante Delta
"Vamos ter uma procura consolidada, com aumento no período dos feriados. São números que vamos chegando aos níveis de antes da pandemia, que eram em torno de 70% ou acima disso. O que nos mostra essa alegria é que os últimos três meses foram de números crescentes no turismo, permitido a partir da retomada econômica”, destacou o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Noronha na frente
Neste 7 de Setembro, a média de ocupação de toda a rede hoteleira do Estado é de 65%. O destino com maior taxa de ocupação é Fernando de Noronha, que tem estimativa de 100% de ocupação da rede hoteleira.
Na sequência, vêm Triunfo, no Sertão, e Bonito, no Agreste, com 91,25% e 87,5%, respectivamente. O município de Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas, vai operar com 80% de ocupação.
Outros destinos que devem registrar resultados positivos são Igarassu e Tamandaré, que ocupam a quarta e quinta colocação na pesquisa, com 86% e 83%.
O ranking também acompanha os bons desempenhos de Gravatá, 76,25%; Recife, 75,12%; Petrolina, 72,4%; Cabo, 71,33%, e Paulista, 70%. As boas previsões para o verão também são reforçadas pelos resultados positivos do Aeroporto Internacional do Recife nos últimos meses.
Principal porta de entrada de turistas no Estado, o terminal recuperou 92% da movimentação de passageiros, comparado com 2019, segundo a Empetur. Os dados são referentes a julho, quando 726 mil pessoas passaram pelo aeroporto.
“Já estamos recebendo turistas de outros estados, como São Paulo. Os visitantes de fora geralmente passam o final de semana e mais alguns dias da semana. Os pernambucanos se concentram mais nos passeios de fim de semana”, disse.
Mais emprego
Com o aquecimento no turismo, a perspectiva é gerar mais empregos neste setor. “As linhas de crédito facilitadas pelo Estado servem tanto para reerguer estabelecimentos como para ajudá-los na contratação de funcionários”, completou Novaes.
“Com a flexibilização das atividades, seguindo os protocolos de segurança, Pernambuco tem atraído cada vez mais turistas”, ressaltou.