Logo Folha de Pernambuco

Crédito

Olinda promove atendimentos especiais para microempreendedores atingidos pelas chuvas

Ação gratuita é promovida pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Olinda

Sala do Empreendedor de OlindaSala do Empreendedor de Olinda - Foto: Sandro Barros/PMO

A Sala do Empreendedor de Olinda realiza, nesta sexta (15) e na próxima quarta-feira (22), plantões especiais de atendimento aos microempreendedores individuais (MEI) que foram afetados pelas chuvas. A ação é promovida pela Prefeitura de Olinda, em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

Entre as oportunidades disponibilizadas, está a linha de crédito sem juros de até R$ 6 mil. Os atendimentos acontecem das 8h às 13h, na Avenida Liberdade, 68, no Carmo. 

Também faz parte da ação o projeto Reconstruir, que, em parceria com o Sebrae-PE, tem ajudado empresas igualmente prejudicadas a se reerguer.

Os mutirões vão oferecer consultoria gratuita; avaliação de prejuízos; adequação de espaços físicos; orientação para gestão do fluxo de caixa; planejamento estratégico pós-crise; adaptação do comércio, entre outros. 

Em Olinda, levantamento da gestão municipal aponta que mais de 105 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Esse público está espalhado em pelo menos 30 localidades, em especial nos bairros de Águas Compridas, Caixa D’Água, Varadouro, Rio Doce e Jardim Atlântico.

Crédito Emergencial
O Crédito Emergencial MEI será operado pela AGE, com previsão de um desembolso total de cerca de R$ 3 milhões. O financiamento será parcelado em até 24 meses, sendo três meses de carência e mais 21 parcelas fixas.

De acordo com os critérios, até 80% do valor podem ser garantidos pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae-PE. Para facilitar o acesso, não serão solicitadas garantias para análise de crédito, nem exigidas certidões negativas de débito.

Projeto Reconstruir
A proposta do Projeto Reconstruir é de que os empreendedores afetados se cadastrem junto à Sala do Empreendedor do município e, a partir de então, tenham acesso a um plano de intervenção. No principal público-alvo, estão os setores produtivos mais impactados no âmbito urbano e rural, entre eles o comércio, serviços e turismo.
 

Veja também

Newsletter