ONG ecológica pede multinacional francesa Carrefour mais esforços no Brasil
Segundo a organização, o grupo francês tem entre seus principais fornecedores a LDC importadora de soja ligada ao desmatamento no Brasil
A organização ecológica Mighty Earth, exigiu nesta segunda-feira (5) mais esforços da multinacional francesa Carrefour na luta contra o desmatamento da Amazônia, principalmente diante dos seus fornecedores brasileiros.
O grupo Carrefour comprou em junho a rede Grupo Big no Brasil, e de acordo com a Mighty Earth, "de 102 produtos que o Carrefour vende no Brasil, dois terços são da empresa JBS (...) criticados regularmente por casos de desmatamento".
Segundo os ambientalistas da organização, o grupo francês tem entre seus principais fornecedores de frangos e ovos a LDC, uma marca vinculada com a empresa (americana) Bunge", importadora de soja ligada ao desmatamento no Brasil.
"Pedimos ao Carrefour que seja transparente sobre sua cadeia de suprimento e sejam mais ambiciosos", declarou o diretor da Mighty Earth na França, Boris Patentreger, aos repórteres.
Leia também
• Desmatamento no Brasil aumentou 20,1% em 2021, diz estudo
• Amazônia Legal registra desmatamento recorde no primeiro semestre
O grupo Carrefour declarou-se "um pouco surpreso" por conta da campanha lançada pela Mighty Earth. "Nos mobilizamos muito contra o desmatamento", explica Carine Kraus, responsável para assuntos de responsabilidade ambiental da empresa.
Dois frigoríficos que abasteciam a Carrefour no Brasil, cuja situação era crítica, foram suspensos enquanto o caso era investigado, asseguraram eles.
A Carrefour Brasil anunciou nesta sexta-feira (09) um plano de ação, incluindo um comitê de desmatamento para reduzir em 100% até 2030 o abastecimento de áreas consideradas de risco.
Vários grupos indígenas e ONGs processaram no último mês de março o grupo distribuidor francês Casino, pela venda de produtos relacionados com o desmatamento na Amazônia.