Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Ação apreende quase uma tonelada de brinquedos irregulares; três locais são autuados

Lojas vendiam os brinquedos sem especificações segundo Procon-PE

Foto: Divulgação/Procon-PE

Às vésperas do Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira (12), cerca de uma tonelada de brinquedos irregulares foi apreendida na Operação Unsafe Toy em lojas do Centro do Recife, nessa quinta-feira (7). 

Segundo o Procon-PE, que participou da ação em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e a Polícia Civil, representada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, três lojas situadas no bairro de São José foram alvos da operação.

Quatro pessoas foram presas pela prática de crimes contra as relações de consumo, crimes contra o consumidor, crimes contra a marca e patente, fraude no comércio e recepção qualificada.

Os estabelecimentos comercializavam os brinquedos contrafeitos e fora das especificações legais. 

Duas das lojas foram interditadas por ter produtos expostos para venda sem precificação, brinquedos sem informações em língua portuguesa e outros sem o selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  (Inmetro). Além disso, foram encontradas várias cartelas de selos falsos do Inmetro.

Segundo a delegada Thaís Galba, várias irregularidades foram encontradas nestas lojas. "Os brinquedos eram vendidos sem especificações legais, em língua estrangeira, sem selo do Inmetro. O consumidor não sabe o que está adquirindo", ressalta.  

As ações nas lojas aconteceram simultaneamente. Os estabelecimentos interditados responderão administrativamente, podendo pagar multa que varia de R$ 1 mil a R$ 9 milhões.

“As fiscalizações terão continuidade até o Dia das Crianças, na próxima semana, a fim de coibir o comércio de brinquedos que colocam em risco a vida das crianças”, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Os consumidores que encontrarem brinquedos sem o selo do Inmetro devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PE por meio do telefone 0800 081 1526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br.

Para denunciar junto ao Procon, o consumidor deve agendar seu atendimento através do site: www.procon.pe.gov.br.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.
 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter