Logo Folha de Pernambuco

Empreendedorismo

Paço do Frevo e OEI promovem projeto de incentivo ao empreendedorismo cultural jovem

O objetivo do projeto “Paço Criativo” é valorizar a cultura através da formação dos jovens

Foto: Divulgação/ OEI

Seguem até esta sexta-feira (14), as inscrições para o Paço Criativo, projeto voltado para fomentar o empreendedorismo de jovens entre 16 e 29 anos do Recife e da Região Metropolitana, através da economia criativa. O objetivo é promover a valorização da cultura através da formação, com cursos on-line gratuitos. O projeto é uma parceria inédita entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o museu Paço do Frevo, no Recife. As aulas têm início no dia 17 de maio.

 “O Paço Criativo tem como eixos principais de atuação a valorização da cultura, por meio da formação, da educação e com um foco específico na juventude. A juventude dentro dessa crise pandêmica que a gente vem enfrentado foi a maior impactada do ponto de vista do desemprego e da vulnerabilidade social, então a gente decidiu fazer um recorte específico, com foco no público jovem e tendo na economia criativa um instrumento de geração de oportunidade, emprego e renda, por meio da formação”, pontua o diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Raphael Callou.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos em Comunicação e Marketing Digital, conduzido por André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu, e com palestra do publicitário e professor Kassius Leandro; Cultura Empreendedora e Sustentável, orientado pelo consultor Cesar Cronembold, com palestra da jornalista e produtora Marileide Alves; e Noções Básicas de Elaboração de Projetos, curso ministrado pela jornalista e produtora cultural Amanda Nascimento, com palestra de José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife. As aulas serão nos turnos da manhã, tarde e noite.

“Nós temos um conjunto de cursos a serem oferecidos ao longo desse ano, com carga horária diferenciada e que possibilita que o jovem percorra um processo formativo. Nesse primeiro momento, por exemplo, ele poderá aprender sobre a elaboração de projetos e o planejamento de ações na área da cultura, cultura empreendedora e comunicação e marketing, passando por qualificações voltadas a áreas específicas da cultura, como a dança e a música”, explica a gestora do Paço do Frevo, Nicole Costa.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo aprenderão, também, sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações seguem até dezembro.

As inscrições podem ser realizadas através dos sites: www.pacodofrevo.org.br ou www.oei.int/pt

Veja também

Newsletter