Logo Folha de Pernambuco

Empreendedorismo

Paço do Frevo e OEI promovem projeto de incentivo ao empreendedorismo cultural jovem

O objetivo do projeto “Paço Criativo” é valorizar a cultura através da formação dos jovens

Foto: Divulgação/ OEI

Seguem até esta sexta-feira (14), as inscrições para o Paço Criativo, projeto voltado para fomentar o empreendedorismo de jovens entre 16 e 29 anos do Recife e da Região Metropolitana, através da economia criativa. O objetivo é promover a valorização da cultura através da formação, com cursos on-line gratuitos. O projeto é uma parceria inédita entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o museu Paço do Frevo, no Recife. As aulas têm início no dia 17 de maio.

 “O Paço Criativo tem como eixos principais de atuação a valorização da cultura, por meio da formação, da educação e com um foco específico na juventude. A juventude dentro dessa crise pandêmica que a gente vem enfrentado foi a maior impactada do ponto de vista do desemprego e da vulnerabilidade social, então a gente decidiu fazer um recorte específico, com foco no público jovem e tendo na economia criativa um instrumento de geração de oportunidade, emprego e renda, por meio da formação”, pontua o diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Raphael Callou.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos em Comunicação e Marketing Digital, conduzido por André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu, e com palestra do publicitário e professor Kassius Leandro; Cultura Empreendedora e Sustentável, orientado pelo consultor Cesar Cronembold, com palestra da jornalista e produtora Marileide Alves; e Noções Básicas de Elaboração de Projetos, curso ministrado pela jornalista e produtora cultural Amanda Nascimento, com palestra de José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife. As aulas serão nos turnos da manhã, tarde e noite.

“Nós temos um conjunto de cursos a serem oferecidos ao longo desse ano, com carga horária diferenciada e que possibilita que o jovem percorra um processo formativo. Nesse primeiro momento, por exemplo, ele poderá aprender sobre a elaboração de projetos e o planejamento de ações na área da cultura, cultura empreendedora e comunicação e marketing, passando por qualificações voltadas a áreas específicas da cultura, como a dança e a música”, explica a gestora do Paço do Frevo, Nicole Costa.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo aprenderão, também, sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações seguem até dezembro.

As inscrições podem ser realizadas através dos sites: www.pacodofrevo.org.br ou www.oei.int/pt

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter