Logo Folha de Pernambuco

CÂMARA FEDERAL

Padilha afirma que PT não vai apresentar emendas no arcabouço fiscal

Parlamentares do PT se articulavam para apresentar emendas ao projeto, a contragosto do ministro Haddad

Alexandre PadilhaAlexandre Padilha - Foto:

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) afirmou,  nesta quinta-feira (11), que o PT tomou uma decisão de não apresentar emendas no arcabouço fiscal, como era articulado por parlamentares da legenda a contragosto do ministro da Fazenda Fernando Haddad.

– Recebi tanto do líder do PT, da bancada do PT, quanto de um conjunto de parlamentares de que o PT tomou uma decisão de que não tem, não vai apresentar emenda porque defende o governo e defende a proposta liderada pelo ministro Fernando Haddad.

Como mostrou a colunista do Globo Bela Megale, os parlamentares queriam, ao apresentar as emendas, melhorar o arcabouço fiscal para evitar que os parlamentares "piorem" o projeto. Uma das emendas consideradas teria o foco em retirar as travas que o arcabouço fiscal poderia colocar em investimentos. A crítica é que a proposta destina o excesso de arrecadação para pagamento da dívida e não investimento.

Outra medida que está no radar é tentar aumentar o percentual da alta de gasto que, segundo a proposta, limita o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores.

O tema tem potencial de criar um novo embate entre Haddad e o PT, como ocorreu no episódio dos combustíveis. O ministro era a favor da reoneração e os parlamentares, contra.

Nesta quinta-feira, o relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), levantou a possibilidade de atrasar a entrega do relatório final, prevista para acontecer entre esta quarta e quinta-feira. A expectativa é que o presidente da Câmara, Arthur Lira, paute o projeto para votação no plenário da Casa na terça-feira.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter