Países Baixos e Áustria compram nove aviões de transporte C-390 da Embraer
A ordem de compra conjunta dos dois países foi assinada pelo Ministério da Defesa dos Países Baixos em Farnborough
Os Países Baixos e a Áustria assinaram um contrato para a compra de nove aviões de transporte militar C-390, anunciou nesta segunda-feira (22) a Embraer.
Cinco das aeronaves serão destinadas à Força Aérea dos Países Baixos e as outras quatro à Áustria. O valor do contrato não foi especificado.
A compra conjunta, que normalmente permite reduzir o preço unitário dos aviões, também facilita os acordos de manutenção e treinamento das tripulações.
Leia também
• Embraer revela protótipo de seu 'carro voador' em tamanho real
• BNDES conclui financiamento para exportação de 32 jatos da Embraer
• Mercadante reclama de ataque da Boeing na busca de talentos da Embraer
A ordem de compra conjunta dos dois países foi assinada pelo Ministério da Defesa dos Países Baixos em Farnborough, no primeiro dia desta feira aeronáutica bienal realizada no Reino Unido, conforme detalhou a Embraer em um comunicado.
O C-390 entrou em serviço em 2019 no Brasil - o país possui 21 unidades, de acordo com o Military Balance - e também foi adquirido por Portugal (cinco unidades) e Hungria (duas).
O avião é um jato bimotor capaz de transportar 26 toneladas de carga ou 80 soldados equipados, voando a quase 1.000 quilômetros por hora e a uma distância máxima de 2.800 quilômetros.