Logo Folha de Pernambuco

Banco Central Europeu

Para dirigentes do BCE, resultado da eleições nos EUA deve servir como despertador para Europa

"Não podemos mudar o outro lado do Atlântico, mas podemos e devemos mudar o nosso próprio lado", escreveram em nota

Banco Central Europeu (BCE) Banco Central Europeu (BCE)  - Foto: AFP


Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau e Joachim Nagel, afirmaram que o resultado da eleição dos Estados Unidos é um despertador para a Europa. Eles pediram ações para impulsionar o crescimento econômico europeu, incluindo medidas para criar um mercado de poupança e investimento em todo o bloco.

"Nosso destino também está em nossas próprias mãos: não podemos mudar o outro lado do Atlântico, mas podemos e devemos mudar o nosso próprio lado", escreveram em nota conjunta.

"Desnecessariamente lenta"
Villeroy de Galhau disse que os dirigentes do BC europeu estão confiantes de que a vitória contra a inflação está próxima, mas é preciso prestar atenção ao "equilíbrio de riscos", incluindo o risco da inflação ficar abaixo da meta ou de a atividade econômica ser mantida "desnecessariamente lenta".

"Apesar das possíveis oscilações para cima e para baixo nos próximos meses, estamos muito confiantes de que nossa meta de 2% será alcançada de forma sustentável", disse em discurso nesta sexta-feira, em evento em Frankfurt, com o dirigente do BCE e presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter