BRASIL

Para Haddad, País ainda vive momento delicado, mas de grande potencial para desenvolvimento

Ministro fez destaques sobre o trabalho do Ministério da Fazenda desde o ano passado

Ministro Fernando HaddadMinistro Fernando Haddad - Foto: Nelson Almeida / AFP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o País vive um momento que, apesar de "ainda delicado", é de grande potencial para desenvolvimento. "Entendo que só depende de nós colocarmos nossos interesses particulares um pouco de lado e pensar em medidas para colocar País de volta ao desenvolvimento", afirmou durante o seminário "Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil", realizado nesta terça-feira, 19, pelo Esfera Brasil e MBCBrasil.

Haddad fez destaques sobre o trabalho do Ministério da Fazenda desde o ano passado, apontando que têm buscado uma agenda estratégica. "A Fazenda tem aberto agendas concomitantes e enviado para o Congresso", disse.

Ele agradeceu o trabalho dos parlamentares ao citar a aprovação da reforma tributária, mas apontou que ainda há desafios para as leis complementares a serem aprovadas nos próximos meses. "Todo cuidado com a transição é necessário para concluir a reforma tributária com êxito", comentou.

Ainda, disse que é preciso ampliar a escuta aos setores para explorar o potencial de desenvolvimento do País. "Ainda estamos divididos, isso não é bom para o País. Temos que nos reunir por um país justo, solidário e de desenvolvimento", afirmou.

Indústria e sustentabilidade
O ministro da Fazenda afirmou que o Brasil investiu muito nos últimos anos para promover a sustentabilidade de sua produção. "A ciência brasileira atuou muito nesse campo. A agricultura brasileira atuou muito nesse campo. E agora a indústria acordou com uma chance: os biocombustíveis, com o hidrogênio verde, com a (energia) eólica solar", disse a jornalistas após participar do seminário.

Para o ministro, trata-se de uma vantagem competitiva para todos os setores da economia, não apenas para a agricultura. "Está havendo um casamento da agricultura com a indústria, no setor estratégico da indústria automobilística. Vamos lembrar: dois anos atrás, as pessoas estavam falando que a indústria automobilística do Brasil ia acabar. Hoje, talvez seja o setor que mais está recebendo investimento no mundo", disse.


 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter