Logo Folha de Pernambuco

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Para IBGE, indústria tem influência de melhora no mercado de trabalho

Na comparação interanual, a produção industrial teve alta de 3,4% em setembro de 2024 ante setembro de 2023

A elevação de 1,1% na produção industrial brasileira em setembro ante agosto está relacionada a uma melhora do mercado de trabalhoA elevação de 1,1% na produção industrial brasileira em setembro ante agosto está relacionada a uma melhora do mercado de trabalho - Foto: Reprodução/Vinícius Magalhães

A elevação de 1,1% na produção industrial brasileira em setembro ante agosto, com altas em 7 dos 15 locais apurados, está relacionada a uma melhora do mercado de trabalho, avaliou Bernardo Almeida, analista da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo ele, há influência também de um movimento de recuperação, após o resultado negativo de julho, seguido por relativa estabilidade em agosto.

"Esse crescimento reflete um movimento compensatório em relação ao mês de julho, quando ocorreu uma queda mais significativa de 1,3%. Junto ao mês de agosto, quando houve uma variação positiva de 0,2%, há um acumulado de 1,4%, o que elimina a perda observada anteriormente. Este resultado também se explica pela melhora no mercado de trabalho, com menor desemprego e, portanto, maior consumo e renda disponível das famílias, aumentando a demanda, cujo efeito recai diretamente sobre a produção industrial", justificou Almeida, em nota oficial.

Na comparação interanual, a produção industrial teve alta de 3,4% em setembro de 2024 ante setembro de 2023, com 14 dos 18 locais registrando resultados positivos.

Veja também

Dispositivo permitirá liquidez e garantia de pagamento para PPPs, diz secretário da Casa Civil
CONCESSÕES

Dispositivo permitirá liquidez e garantia de pagamento para PPPs, diz secretário da Casa Civil

Seminário no Recife vai debater os impactos da Reforma Tributária nos contratos de concessões
Evento

Seminário no Recife vai debater os impactos da Reforma Tributária nos contratos de concessões

Newsletter