PE: sindicato dos bancários pede inclusão da categoria no plano de vacinação contra a Covid-19
Aproximadamente 10 mil bancários estão em atividade no Estado, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia
O Sindicato dos Bancários enviou à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nesta sexta-feira (19), um ofício solicitando a inclusão da categoria bancária no plano de acinação contra a Covid-19 no Estado.
O documento também foi encaminhado à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com objetivo de sensibilizar os gestores municipais.
De acordo com o sindicato, aproximadamente 10 mil bancários em todo o Estado seguem exercendo suas atividades diárias mesmo nos períodos mais críticos da pandemia.
A associação disse, ainda, que o Conselho Estadual de Saúde recomendou (NOTA Nº 02/2021) ao Governo do Estado que os bancários sejam incluídos em uma nova fase ou na quarta fase do Plano Estadual de Vacinação, já que, de acordo com o Decreto 10.282, de 20 de março de 2020, os trabalhadores em instituições bancárias, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres foram somados aos trabalhadores essenciais.
Leia também
• 70% dos bancários gostariam de adotar o home office total ou parcialmente
• Bancários iniciam campanha reivindicando regulamentação do home office
"Fundamentais para realização do pagamento do auxílio emergencial e viabilização de políticas públicas que visam mitigar os impactos econômicos da pandemia, a categoria bancária está exercendo suas atividades com a máxima eficiência a partir das condições que lhe são disponibilizadas, mesmo neste contexto de agravamento do quadro de contaminações pelo novo coronavírus no estado de Pernambuco”, diz o sindicato.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) também solicitou ao Ministério da Saúde, no dia 13 de março, a inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, contando com apoio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Procurada, a SES-PE disse que segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) e que as categorias prioritárias são definidas pelo Ministério da Saúde.