Logo Folha de Pernambuco

Dia das Mães

Pernambuco amplia horário de funcionamento do comércio para o Dia das Mães

O objetivo da modificação dos horários é evitar o fluxo intenso durante o período de compras para a festividade

Comércio do RecifeComércio do Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para incentivar o comércio varejista e evitar o fluxo intenso de pessoas em um mesmo horário para as compras do Dia das Mães, uma das principais datas para o varejo, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (04), portaria que determina a ampliação dos horários de funcionamento do comércio para os dias 7, 8 e 9 de maio. Na sexta-feira (07) e no sábado (08), os estabelecimentos podem funcionar das 08h às 20h. Já no domingo (09), Dia das Mães, o comércio pode abrir das 08h às 18h.

Para os três dias, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja. Em diálogo permanente com lideranças econômicas, a ampliação atende à solicitação das entidades representativas do setor.

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, avalia como positiva a resposta do governo do Estado ao pleito das entidades representativas do comércio. “Com a ampliação do horário de funcionamento de sexta a domingo, será possível diluir o atendimento ao público que vai às lojas em busca do presente para as mães. Com mais tempo e com os cuidados oferecidos aos clientes, haverá segurança para todos”, explica.

Ainda de acordo com Paulo Carneiro, os cerca de 4 mil lojistas e seus 50 mil funcionários estão animados e preparados para gerar boas vendas, que devem refletir, também, na opção on-line, com entrega por drive-thru e delivery.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal, afirma que a medida é importante para o período. “A expectativa é muito boa com essa ampliação. Esse horário é para evitar aglomeração e para o consumidor ter uma maior comodidade para os dias que são realizadas as compras do presente de Dia das Mães. Vai ser melhor para as vendas no comércio e para o consumidor, porque vai evitar que muitas pessoas se dirijam aos estabelecimentos em um mesmo horário. Temos que lembrar que no ano passado praticamente o mês de maio foi fechado”, pontua o presidente.

“Nós tivemos o dia 1º de maio, que pela primeira vez o comércio foi aberto e os comerciantes ficaram satisfeitos. Agora nós temos o Dia das Mães, depois vamos entrar em junho, que temos datas como o São João e o Dia dos Namorados. Então, a partir de agora, a tendência é crescer, evidentemente não na medida que a gente esperava, mas vai normalizando aos poucos. Além disso, é fundamental manter o distanciamento, evitar aglomerações e utilizar máscara e álcool em gel”, complementa Fred Leal.  

Atualmente, o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 determina que o funcionamento do comércio de bairro, de shopping centers e de centro tenha carga horária restrita, principalmente no que diz respeito às horas contínuas.

Ainda de acordo com a portaria, é obrigatório o cumprimento dos protocolos de funcionamento das atividades, principalmente no que diz respeito à lotação das lojas.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter