Pernambuco e Amazon fecham parceria para inserção de micro e pequenas empresas em marketplace
Acordo disponibilizará cursos de capacitação e certificação para que empreendedores desse nicho possam vender na loja online da gigante multinacional
O Estado de Pernambuco e a Amazon, gigante multinacional, fecharam acordo para viabilizar capacitação e suporte técnico no processo de acesso ao mercado de vendas online para micro e pequenas empresas de Pernambuco.
O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Paulo Câmara, nessa quarta-feira (2). O memorando foi firmado em reunião virtual com a participação de executivos da multinacional.
O objetivo da parceria é que, no fim do treinamento, os empreendedores pernambucanos tenham a certificação para vender no Amazon Marketplace, um ambiente de e-commerce que permite que empresas terceiras ofereçam produtos nos canais de vendas oficiais da Amazon.
Leia também
• Amazon comprará estúdio MGM por US$ 8,45 bilhões
• Juliette recomenda livro e título chega na lista de mais vendidos da Amazon
• Amazon divulga primeiras imagens de Camila Cabello como Cinderela
“Essas oportunidades são muito importantes para gerar renda, empregos e condições de negócios. Todos os municípios pernambucanos, todos aqueles que empreendem, vão ter uma oportunidade importante nessa capacitação de, no futuro, serem parceiros dessa grande empresa que é a Amazon aqui em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
O Estado ficará responsável por selecionar as empresas e inserir os conceitos do mercado digital, em especial à atuação em marketplaces.
Já a Amazon promoverá todo o treinamento e capacitação para ajudar a digitalizar os negócios a partir da sua plataforma, um ambiente digital que inclui novos canais de vendas, marketing, logística e gestão.
A intenção é conectar esses negócios à estrutura online da Amazon para vender de forma simples e com taxas diferenciadas, divulgando melhor seus produtos nas redes sociais.
“Uma base importante da geração de emprego e renda nas cidades pernambucanas está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Boa parte, inclusive, tem uma estrutura organizada e qualidade do produto, mas tem dificuldade com o digital. São ações desse tipo, de conectar o pequeno empresário ao mercado, que fazem toda a diferença para turbinar os negócios”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio.
Os cursos serão divididos em dois módulos. O primeiro abordará, de forma prática, como vender na Amazon, promovendo uma série de aulas personalizadas para audiências e setores.
O treinamento prático abrange questões como abrir uma conta na plataforma, informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão online, sendo realizados ao vivo e também gravados, além de contar com uma sessão de esclarecimento de dúvidas, por meio dos canais de comunicação da empresa.
Também em formato de seminário online, o segundo módulo de treinamentos ensinará como acelerar suas vendas na Amazon.
O treinamento prático dessa etapa alcançará os seguintes tópicos: opções de logística; como ganhar visibilidade (anúncios e publicidade); como conquistar o consumidor; além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças.
“Sabemos que micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para digitalizar suas operações, principalmente neste momento delicado da pandemia do novo coronavírus. Nossa meta é ajudar ao máximo as empresas com dificuldades em entrar para o digital. Marketplaces, como o da Amazon, são um caminho mais estruturado para as empresas que precisam começar a vender online”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima.
A interlocução para a parceria é fruto de ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e da AD Diper.