Logo Folha de Pernambuco

Economia

Pernambuco encerra outubro com alta de 1,6% na produção industrial

O resultado é o segundo consecutivo com números positivos para a Indústria

IndústriaIndústria - Foto: João Paulo Lacerda/CNI

Pernambuco fechou o mês de outubro com o sexto melhor resultado na produção industrial com aumento de 1,6%, referente a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional). 

Entre as 15 localidades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o segundo consecutivo com números positivos para a Indústria

No acumulado do ano de 2021 (janeiro-outubro), frente a igual período do ano anterior, os resultados de Pernambuco foram positivos, com alta de 0,7%. A porcentagem está abaixo da média nacional (5,7%). 
 

Já na variação acumulada nos últimos 12 meses (de novembro de 2020 a outubro de 2021), Pernambuco avançou 2,3%, novamente atrás da média brasileira, que foi de 5,7%.

Em outubro de 2021, apenas duas das 12 atividades industriais pesquisadas tiveram resultados positivos em comparação ao mesmo mês de 2020: Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, com alta de 58,4%, e Fabricação de produtos alimentícios (2,6%).

Os piores resultados ficaram com a Fabricação de produtos têxteis (-34,1%), Fabricação de outros produtos químicos (-32%), Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,8%) e Fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal (-14,5%).

Regionalmente, o Nordeste puxou a maior alta entre as regiões, com um volume maior de 5,1% na produção industrial. 

Por outro lado, no Brasil, o volume da produção da indústria recuou 0,6%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter