Pernambuco encerra outubro com alta de 1,6% na produção industrial
O resultado é o segundo consecutivo com números positivos para a Indústria
Pernambuco fechou o mês de outubro com o sexto melhor resultado na produção industrial com aumento de 1,6%, referente a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional).
Entre as 15 localidades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o segundo consecutivo com números positivos para a Indústria.
No acumulado do ano de 2021 (janeiro-outubro), frente a igual período do ano anterior, os resultados de Pernambuco foram positivos, com alta de 0,7%. A porcentagem está abaixo da média nacional (5,7%).
Leia também
• Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre
• Produção industrial cai 0,6%, revela pesquisa do IBGE
• Sete em cada 10 indústrias têm dificuldades para comprar insumo
Já na variação acumulada nos últimos 12 meses (de novembro de 2020 a outubro de 2021), Pernambuco avançou 2,3%, novamente atrás da média brasileira, que foi de 5,7%.
Em outubro de 2021, apenas duas das 12 atividades industriais pesquisadas tiveram resultados positivos em comparação ao mesmo mês de 2020: Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, com alta de 58,4%, e Fabricação de produtos alimentícios (2,6%).
Os piores resultados ficaram com a Fabricação de produtos têxteis (-34,1%), Fabricação de outros produtos químicos (-32%), Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,8%) e Fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal (-14,5%).
Regionalmente, o Nordeste puxou a maior alta entre as regiões, com um volume maior de 5,1% na produção industrial.
Por outro lado, no Brasil, o volume da produção da indústria recuou 0,6%.