Logo Folha de Pernambuco

Retomada

Pernambuco prepara volta do turismo

A previsão da Secretaria de Turismo do Estado é de que o turismo local retorne nos próximos três meses, julho, agosto e setembro

Porto de GalinhasPorto de Galinhas - Foto: Vinicius Lubambo

O turismo em Pernambuco não está mais na mesma rotina de receber visitantes, assim como o turismo no mundo todo. Muitos estabelecimentos hoteleiros ficaram fechados por alguns meses e estão retomando suas atividades gradativamente. De acordo com as estimativas da Secretaria de Turismo do Estado (Seturel-PE), nestes próximos três meses, julho, agosto e setembro, o turismo local deve ser retomado gradualmente. A partir do mês de outubro, será a vez do turismo nacional começar o seu retorno. E apenas em 2021 o turismo internacional retomará, afinal, outros fatores, como a malha aérea, precisam ser revistos.

Segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, todos os cuidados para a volta do turismo estão sendo feitos juntamente com a Secretaria de Saúde para manter em controle a taxa de curva do contágio da Covid-19. 

"Todas as ações estão sendo submetidas à Secretaria de Saúde. Por isso, os planos são de que julho, agosto e setembro teremos viagens curtas e passeios dentro de Pernambuco e estados vizinhos. Por exemplo, os hotéis em Porto de Galinhas estão retomando. Depois do retorno de voos pelo Brasil, aumentaremos os mercados do Sul e Sudeste. Ou seja, a partir de outubro devemos atrair nossos mercados principais, que são de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E por último, apenas em 2021, vamos retomar o turismo internacional, a começar por Uruguai, Paraguai, Chile, já que dependerá de vários fatores de segurança", informou Novaes.

Um dos principais destinos em Pernambuco, Porto de Galinhas está começando a ganhar turismo aos poucos. A partir de segunda-feira, 20, mais uma etapa do plano do governo vai acontecer na cidade de Ipojuca (onde está localizada a praia de Porto de Galinhas), com a reabertura dos restaurantes, lanchonetes e similares. "A volta regional é dentro dos três meses. Em julho, os hotéis devem receber 10% da ocupação, agosto, 20%, setembro, 30%, e assim por diante. Fazer divulgação em redes sociais e mandar informações para os clientes habituais é uma forma de garantir que tudo está sendo feito de forma limpa e segura", destacou o vice-presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Otaviano Maroja.

Para essas retomadas, a Seturel-PE está criando ações de forma a atrair o visitante para um turismo com segurança. Um selo, que se chamará "Turismo Seguro" está sendo criado pela secretaria e deve ser anunciado na próxima semana. Ele vai conter uma série de protocolos, como normas de distanciamento entre os visitantes e uso de equipamentos de proteção, para que os estabelecimentos ligados ao turismo, como hotéis e restaurantes, possam garantir segurança aos seus clientes.

"Os estabelecimentos que quiserem aderir aos protocolos vão receber esse selo. E haverá fiscalização de diversos órgãos, como Empetur e Apevisa [Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária] para saber se eles estarão cumprindo as regras", disse Novaes.

Além disso, um hotsite chamado Bora Pernambucar (borapernambucar.com.br) foi lançado pela Seturel-PE para que os turistas consigam planejar suas próximas viagens. O hotsite contém dicas de locais em Pernambuco. 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter