Logo Folha de Pernambuco

Turismo

Pernambuco registra crescimento do turismo, aponta IBGE

Setor turístico apresentou crescimento de 16,6% em sua receita nominal 

Daniel Coelho, secretário de Turismo e LazerDaniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de julho, revelando que o setor turístico desempenhou um papel importante no impulso da economia de Pernambuco de janeiro a maio deste ano.

Segundo o levantamento, o setor de turismo do Estado registrou um crescimento de 0,8% no volume de serviços e um aumento de 16,4% na receita nominal de janeiro a maio de 2023, em comparação ao período homólogo. A receita nominal é calculada a partir da diferença entre as receitas totais e as despesas totais do setor de serviços.

De abril para maio, Pernambuco apresentou um crescimento de 5,2% no volume de serviços, registrando o segundo maior crescimento do Brasil, atrás apenas do Espírito Santo. Quanto à receita nominal, o Estado registrou um aumento de 0,1%, ocupando a 6ª posição entre os estados pesquisados.

Esses resultados representam um avanço significativo para o setor, que está se recuperando dos impactos da pandemia de Covid-19. "A retomada das atividades aéreas e a realização de grandes eventos, como o Carnaval e a Semana Santa, atraem um grande número de visitantes e, consequentemente, impulsionam toda a cadeia produtiva em nosso estado. O governo Raquel Lyra tem trabalhado diariamente para promover nossos destinos. Estamos focados na promoção do turismo de aventura, do turismo religioso e de outros segmentos que devem impulsionar esses números", destacou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

O turismo representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, conforme a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Se comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, o estado registrou um aumento de 28,4% na receita nominal. Em 2022, a cadeia produtiva do turismo gerou R$ 147 bilhões em receita no Brasil, além de ter criado mais de 200 mil empregos ligados ao setor.

"Estamos confiantes de que o turismo continuará crescendo em Pernambuco nos próximos anos. Somos um destino turístico de sucesso porque temos tudo: belas praias, destinos naturais exuberantes, uma cultura rica e um povo hospitaleiro", enfatizou o secretário Daniel Coelho.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter