Pernambuco registra sétimo mês seguido de alta na geração de empregos em novembro, aponta Novo Caged
Com 5.526 novas vagas preenchidas no mês, o Estado acumula mais de 72 mil postos de trabalho gerados em 2024, um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2023
Pernambuco se mantém em destaque na criação de empregos formais no Nordeste. Dados do Novo Caged, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o Estado somou 5.526 vagas formais em novembro, considerando admissões e desligamentos. O número representa um crescimento de 8,9% em relação a outubro, quando foram geradas 5.076 vagas.
Apesar de ter liderado a geração de empregos na região por três meses consecutivos, Pernambuco ficou na segunda posição em novembro, atrás apenas da Bahia, que registrou 7.191 novos postos de trabalho.
Este é o sétimo mês consecutivo de saldo positivo no Estado. No acumulado do ano, foram criados 72.451 empregos formais, um avanço significativo em relação aos 60.595 postos contabilizados entre janeiro e novembro de 2023.
“Para mim, é de uma alegria imensa chegar ao fim de 2024 celebrando a geração de tantas oportunidades para os pernambucanos e pernambucanas. Emprego é dignidade, é comida na mesa, é mais saúde e menos miséria no nosso Estado. Nossa meta é, em 2025, possibilitar que ainda mais pessoas tenham acesso à tão sonhada carteira assinada. Esse é apenas o começo do nosso trabalho”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Leia também
• Softbank investirá U$S 100 bilhões e criará 100 mil empregos nos EUA, afirma Trump
• Acordo Mercosul-UE pode gerar até 300 mil empregos no setor têxtil em 10 anos, prevê Abit
• Vagas temporárias para o Natal: saiba como se destacar em entrevistas para empregos
Desde o início do governo Raquel Lyra, o Estado já soma 123.793 empregos formais com carteira assinada gerados. Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, comemora os resultados conquistados.
“Os resultados do Novo Caged foram, mais uma vez, bem satisfatórios para Pernambuco. Eles mostram que seguimos numa escalada de crescimento importante na geração de empregos e, consequentemente, com mais oportunidades para a população. Só para se ter ideia, até o momento, dos onze meses de 2024, nós crescemos em dez. Isso é fruto do investimento do governo para o desenvolvimento do Estado”, disse.
Outro dado positivo do Novo Caged para Pernambuco está no recorte por gênero. Das novas carteiras assinadas no último mês de novembro, 59% são de mulheres (3.261), enquanto 41% foram de homens (2.265). No acumulado do ano, foram 35.437 postos preenchidos pela população feminina. Já o público masculino teve 1.577 vagas ocupadas a mais.
Setores
Como esperado, pelas festas de fim de ano, comércio (4.243 vagas) e serviços (2.172) foram os setores que impulsionaram a geração de empregos. Dentro do comércio, o destaque foi o varejo, com 3.829 postos. Já o setor de serviços foi puxado por Atividades administrativas (+569) e profissionais, científicas e técnicas (+293); Alimentação - Restaurantes e Outros serviços de alimentação e bebidas (+547) e Transportes (+647), entre outros. A indústria também teve crescimento, com 400 vagas preenchidas. Por outro lado, dois setores puxaram os números para baixo. A construção civil (-59) e a agropecuária (-1.228). Esse último também já era esperado pela entressafra e a sazonalidade do cultivo da uva e da manga.