Logo Folha de Pernambuco

Perpart

Perpart S/A lança Escritura Digital que permite assinatura eletrônica do documento

A ideia é simplificar a liberação do título de propriedade do imóvel para o beneficiário em qualquer parte de Pernambuco

Perpart lança Escritura Digital, que permite assinatura eletrônica do documentoPerpart lança Escritura Digital, que permite assinatura eletrônica do documento - Foto: Divulgação

Com a ideia de simplificar a liberação do título de propriedade do imóvel para o beneficiário em qualquer parte do Estado, a Perpart S/A lançou a Escritura Digital, chamada de e-Escritura, que permite a assinatura eletrônica do documento. 

"Vamos ganhar tempo, eficiência e segurança jurídica por usar a plataforma eletrônica do Governo Federal", destacou o presidente da Perpart, Francisco Amaral. "Começamos 2024 com inovação, melhorando ainda mais o serviço para o cidadão", acrescentou.

As famílias que podem usar o sistema para a regularização imobiliária são aquelas que têm imóveis da Cohab, Ipsep e do Serviço Social Agamenon Magalhães (SSAM). A primeira escritura assinada no teste-piloto do sistema é a da dona de casa Adenice Azevedo Guimarães, 60 anos, moradora de Caruaru. 

"A Escritura Digital caiu do céu para mim. Foi tudo rápido, seguro e com responsabilidade. Estou grata por essa novidade, que vai ajudar muita gente em Pernambuco", afirmou. 

Adenice contou que a família mora há mais de 30 anos na residência e que sempre tentou regularizar a situação, mas não conseguia. "A dificuldade de deslocamento era um dos problemas, e foram muitas idas e vindas. Mas agora tudo foi resolvido em 15 dias. Assinei na minha casa e recebi a escritura definitiva por email", disse. 

Passo a Passo 
Com a novidade, após o mutuário solicitar presencialmente o título de propriedade na sede da Perpart, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci), localizado no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e apresentar os seus documentos originais, o processo passa a ser todo eletrônico. 

A equipe da Perpart vai fazer a análise técnica e jurídica do pedido, e quando a escritura estiver pronta, vai ser enviada por e-mail ao mutuário para que ele faça download.

Em paralelo, a pessoa será orientada a criar uma conta (se ainda não possuir) no site de relacionamento do cidadão com o governo federal brasileiro. Em seguida, o beneficiário vai acessar a conta gov.br e nela encontrará o documento para assinatura eletrônica.

A conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais gratuitos que você é você. Depois de assinar eletronicamente, o mutuário vai devolver para a Perpart pelo e-mail 
[email protected]. Depois disso, é só esperar para receber, também por email, a escritura definitiva pronta para registro no Cartório de Imóveis.

A e-Escritura é usada apenas na regularização imobiliária. Não atinge os processos de regularização fundiária feitos por REURB.

Morar Bem 
O lançamento da Escritura Digital é mais uma etapa do Programa Morar Bem PE, que tem como meta beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas.

Deste total, o plano é regularizar 40 mil unidades com títulos de propriedade e o restante, 10 mil casas, serão feitas por meio da retomada de obras paralisadas e através de novos contratos habitacionais com recursos do Minha Casa, Minha Vida, e contrapartidas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis).

Veja também

Wall Street fecha em baixa após semana de euforia
Economia

Wall Street fecha em baixa após semana de euforia

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais
Empresários industriais

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais

Newsletter