Logo Folha de Pernambuco

PISCICULTURA

Pescados: EUA deixam de exigir certificação sanitária internacional para exportação do Brasil

O Brasil é o segundo país que mais exporta pescados aos EUA

Ministério da AgriculturaMinistério da Agricultura - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os Estados Unidos deixaram de exigir do Brasil a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para o setor de piscicultura, o que deve acelerar a exportação de pescados do País. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério da Agricultura, em nota.

O Brasil é o segundo país que mais exporta pescados aos EUA. Segundo dados do Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, da PeixeBr, associação que reúne o setor de pescados no País, a exportação de pescados do Brasil aumentou 72% no segundo trimestre em comparação ao primeiro trimestre deste ano.

O acumulado neste semestre foi de US$ 23,7 milhões, que representa 96% do valor total exportado em 2023. O principal produto é a tilápia, que representa 92% do montante total, sendo que 87% deste volume de tilápia tem como destino os EUA.

Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na nota, o fato de os EUA decidirem deixar de exigir o CSI para o Brasil reflete uma confiança no controle sanitário do País: "Essa desburocratização do processo de exportação não significa a falta de controle, é o contrário, os empresários brasileiros vão seguir as regras da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, o que vai simplificando, desburocratizando o processo e aumentando a competitividade do setor".
 

Veja também

Autoridade de dados vai pedir explicações ao X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA
Elon Musk

Autoridade de dados vai pedir explicações ao X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA

Wall Street fecha em alta, com novos recordes para Dow Jones e S&P 500
Bolsa de Valores

Wall Street fecha em alta, com novos recordes para Dow Jones e S&P 500

Newsletter