PÁSCOA

Pesquisa aponta a intenção de consumo das famílias da RMR

O levantamento considerou o comportamento e consumo dos alimentos dos consumidores da Região Metropolitana do Recife

Consumo PáscoaConsumo Páscoa - Foto: Agência Brasil/EBC

O  grupo de estudos Núcleo FAFIRE Inteligência de Mercado realizou um mapeamento para saber como os recifenses estão se preparando para o período da Páscoa. A pesquisa considerou o comportamento e consumo dos alimentos dos consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 12 de março, com 750 homens e mulheres, em alguns bairros da capital pernambucana, como o Derby, Boa Vista e Jaqueira. 

Os estudos apontam que 71% dos entrevistados pretendem comprar pescados e, que, cerca de 45% dos consumidores pretendem gastar acima de  R$ 100 e 44% planejam gastar entre R$ 50 e R$100. Em relação aos chocolates, o número é menor, ficando em aproximadamente 55% dos recifenses. Cerca de 44% pretende gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o item. 

"Acreditamos que essa elevação está relacionada aos hábitos religiosos da maioria da população nesse período. A crença está muito ligada a esse consumo, sobretudo na Sexta-Feira Santa e no domingo, onde as pessoas costumam fazer a penitência da carne, consumindo apenas peixes e frutos do mar. Os chocolates não tem, digamos, essa "obrigatoriedade", afirmou o coordenador do Núcleo FAFIRE Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira. Segundo ele, o crescimento do valor do produto e a variação elevada das marcas comercializadas no mercado, dificulta a compra. 

"A nossa pesquisa mostra que do universo dos 55% dos entrevistados que disseram estar dispostos a comprar chocolates, 44%, devem investir no máximo R$ 100.  Ou seja, para um pai ou uma mãe de família que tem filhos, e muitas vezes, mais de um, este valor limita bastante a busca por ovos de páscoa devido aos altos preços do produto. Muitos terminam buscando outras alternativas como ovos menores que são vendidos em quantidades ou barras de chocolate", aponta Nogueira.

Veja também

Geladeira com IA, air fryer-forno, ferro que não queima: confira novidades dos eletrodomésticos
PRODUTOS

Geladeira com IA, air fryer-forno, ferro que não queima: confira novidades dos eletrodomésticos

Banco Central divulga nesta terça (24) ata do Copom, que explica decisão de aumentar juros
ECONOMIA

Banco Central divulga nesta terça (24) ata do Copom, que explica decisão de aumentar juros

Newsletter