Logo Folha de Pernambuco

NEGÓCIOS

Petrobras amplia acordo com Equinor para gerar energia eólica em alto-mar

Estatal informou que total de projetos com petroleira norueguesa passa de dois para sete, entre a costa do Rio Grande do Sul e Piauí

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e Anders Opedal, CEO da Equinor, assinam acordo para energia eólica offshorePresidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e Anders Opedal, CEO da Equinor, assinam acordo para energia eólica offshore - Foto: Gustavo Galbatto/Divulgação

A Petrobras e a norueguesa Equinor anunciaram nesta segunda-feira (6) a assinatura de uma carta de intenções para avaliar a construção de sete projetos de energia eólica em alto-mar (offshore) na costa brasileira. É o primeiro movimento da estatal sob nova gestão em direção a uma nova estratégia. Em vez de focar na produção de petróleo, o governo Lula quer que a estatal também invista em transição energética.

Em 2018, as duas empresas haviam assinado acordo para dois parques marítimos localizados entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Agora, as companhias ampliaram a parceria para Piauí, Ceará, na área entre Rio Grande do Norte e Ceará, além do Rio Grande do Sul.

Os sete projetos tem potencial para gerar até 14,5 GW de energia. Em março deste ano, a energia eólica tem, no país, capacidade instalada de 24,6 GW, valor que responde por 13% do total instalado no Brasil, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na semana passada, Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobras, disse que a intenção da petroleira é ampliar os investimentos em energia renovável. Durante teleconferência com analistas, ele listou iniciativas em hidrogênio verde e produção de energia eólica em alto-mar (offshore) integrada com a produção de petróleo e gás através de parcerias.
 

-- Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética - disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Segundo Anders Opedal, CEO da Equinor, a parceira vai permitir ampliar a oferta de energia no Brasil.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter