Petrobras anuncia que operações na Argentina estão à venda
Estatal quer se desfazer de sua subsidiária no país vizinho, que tem participação em campo de gás e petróleo
Após se desfazer de suas operações de distribuição na Argentina, a Petrobras informou que iniciou o processo de venda de 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones (Posa), subsidiária integral da Petrobras na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén.
A estatal contratou o UBS para a venda. Os interessados devem se manifestar até o dia 4 de novembro. A bacia na Argentina é considera por especialistas uma das áreas com a maior reserva de gás não convencional de toda a América Latina.
O Campo de Rio Neuquén é conhecido por ser um grande reservatório de gás e petróleo não convencionais, cuja produção ocorre através de técnicas como o fraturamento (chamado de tight gas). Em 2022, a produção foi de 1,52 milhão de m³/d de gás natural e 0,7 mil barris de petróleo por dia de óleo.
Leia também
• Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural nas distribuidoras
• Refinaria da Bahia eleva preços de gasolina e diesel e aumenta pressão sob Petrobras
• Com Petrobras sob pressão do governo para segurar preços, defasagem na gasolina chega a 9%
A Petrobras tem como sócios a YPF, operadora do campo, com 33,3% de participação, e a Pampa Energia, com 33,1%. Segundo uma fonte, as duas empresas têm direito de preferência.
A Posa é uma empresa constituída na Argentina, onde detêm 33,6% de participação no Campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro, sendo este seu único ativo. A Petrobras possui participação na Posa por meio de suas subsidiárias Petrobras International Braspetro, com 95%, Petrobras Valores Internacionais de España, com 5%.