negócios

Petrobras anuncia que operações na Argentina estão à venda

Estatal quer se desfazer de sua subsidiária no país vizinho, que tem participação em campo de gás e petróleo

Navio petroleiroNavio petroleiro - Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras

Após se desfazer de suas operações de distribuição na Argentina, a Petrobras informou que iniciou o processo de venda de 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones (Posa), subsidiária integral da Petrobras na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén.

A estatal contratou o UBS para a venda. Os interessados devem se manifestar até o dia 4 de novembro. A bacia na Argentina é considera por especialistas uma das áreas com a maior reserva de gás não convencional de toda a América Latina.

O Campo de Rio Neuquén é conhecido por ser um grande reservatório de gás e petróleo não convencionais, cuja produção ocorre através de técnicas como o fraturamento (chamado de tight gas). Em 2022, a produção foi de 1,52 milhão de m³/d de gás natural e 0,7 mil barris de petróleo por dia de óleo.

A Petrobras tem como sócios a YPF, operadora do campo, com 33,3% de participação, e a Pampa Energia, com 33,1%. Segundo uma fonte, as duas empresas têm direito de preferência.

A Posa é uma empresa constituída na Argentina, onde detêm 33,6% de participação no Campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro, sendo este seu único ativo. A Petrobras possui participação na Posa por meio de suas subsidiárias Petrobras International Braspetro, com 95%, Petrobras Valores Internacionais de España, com 5%.

Veja também

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA
TECNOLOGIA

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Newsletter