Logo Folha de Pernambuco

economia

Petrobras: após acordo com Cade, estatal não vai mais vender Gasoduto Bolívia-Brasil

Mas órgão determinou conselho de administração independente e proibição por parte da estatal de ceder funcionários para a área comercial da transportadora

GasodutoGasoduto - Foto: Copergás/Divulgação

Após o Cade desobrigar a venda de suas refinarias, a Petrobras informou que também houve a aprovação da renegociação do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) em relação ao mercado de gás. O tema também contou com a aprovação pelo Conselho de Administração da estatal, que se reuniu hoje.

Assim como no caso das refinarias, a estatal havia se comprometido a vender ativos na área de gás, como as redes de gasoduto NTS, TAG e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), além de sua fatia na Gaspetro, que tem participação em dezenas de distribuidoras estaduais de gás. Desses ativos, a apernas a TBG ainda não havia sido vendida.

A participação da Petrobras na TBG é de 51%, seguido da BBPP Holdings (com 29%), YPFB Transporte do Brasil Holding (19,88%) e Corumbá Holding (0,12%).
 

A Petrobras explicou que, após amplo debate com o Cade, foi feito um aditivo que resultou no encerramento da obrigação da venda da TBG. Porém, foram estabelecidos alguns compromissos como a eleição de membros independentes ao Conselho de Administração da TBG através de headhunter independente com a formação de lista tríplice. Além disso, a diretoria comercial da TBG deverá ser independente da Petrobras; e a estatal não poderá ceder funcionários para a área da TBG.

"O prazo de vigência das obrigações pactuadas no aditivo ao TCC Gás é coincidente com a emissão de certificado de independência à TBG ou até 4 de março de 2039, prazo previsto na Nova Lei do Gás, que estabeleceu este prazo como limite da desverticalização das transportadoras", explicou a estatal em nota.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter