Petrobras

Petrobras: Conselho aprova Jean Paul Prates para comandar estatal

Prates será presidente interino da companhia até a realização de uma assembleia geral de acionistas

Jean Paul Prates (PT-RN) Jean Paul Prates (PT-RN)  - Foto: Reprodução / Senado Federal

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou Jean Paul Prates como novo conselheiro e presidente interino da estatal, de acordo com fontes, conforme antecipou O Globo.

Os integrantes do colegiado estão reunidos na manhã desta quinta-feira (26). Prates renunciou ao cargo de Senador (RN-PT) nesta quinta-feira.

Seguindo as regras da empresa, Prates será presidente interino da companhia até a realização de uma assembleia geral de acionistas, quando poderá ser formalmente nomeado para o cargo. A assembleia precisa ser convocada com um mês de antecedência.

Prates vai assumir a estatal no lugar do diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, Henrique Rittershaussen. Ele também havia assumiu o comando da empresa de forma interina com a saída de Caio Mário Paes de Andrade, que foi para o governo de São Paulo.

Em nota, o coordenador-geral da Federação Única de Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, disse que a aprovação de Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras "representa o início de uma nova era em direção ao crescimento e à retomada do papel da empresa como indutora do desenvolvimento econômico e social do país".

Como senador (RN-PT), Prates também presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras (que reúne mais de 200 deputados e 40 senadores) e teve papel de destaque, como relator, em projeto de lei que busca a criação de mecanismos para minimizar os reajustes de preços dos combustíveis. A proposta - que teve contribuições da FUP, antes de ser aprovada no Senado, com emendas, no início deste ano -, tramita na Câmara.

Atuante nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais há mais de duas décadas, Prates se tornou senador após a renúncia de Fátima Bezerra, em 2019, de quem era suplente.

Prates, aos 54 anos, também participou do grupo de transição em energia do governo Lula.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter