Negócios

Petrobras fecha acordo bilionário com chineses para financiar plano de negócios

Estatal assinou memorando de entedimentos com China Development Bank e Bank of China

Petrobras assina acordo com bancos chineses Petrobras assina acordo com bancos chineses  - Foto: Divulgação

Em meio ao desenvolvimento de seu novo plano de negócios para os anos de 2024 a 2028, a Petrobras assinou com o China Development Bank (CDB) e o Bank of China memorandos de entendimento para avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono.

O objetivo dos acordos é que os chineses abram linhas de financiamento para a cadeia de fornecedores nacionais. Segundo fontes, o acordo seria superior a US$ 1 bilhão e envolve a troca por barris de petróleo nos próximos anos, uma prática já feita nos anos anteriores, segundo fontes da empresa.

Em comunicado, a estatal disse que o objetivo é "incrementar as trocas comerciais e financeiras entre a Petrobras e empresas chinesas", mas não cita valores nem dá detalhes do acordo. Segundo a estatal, Jean Paul Prates está na China onde assinou os acordo na última sexta-feira e segunda-feira.

Os acordos ainda passarão por análises técnicas e têm prazo de cinco anos e envolvem as diversas áreas da empresa nos segmentos de exploração e produção, refino e processamento e transição energética. Em nota, Prates disse que "as duas iniciativas são extremamente importantes para fortalecer a parceria com China Development Bank e com o Bank of China".

Prates lembrou ainda que a China será um parceiro "decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global". "Enxergamos o mercado chinês como prioritário nesse processo", afirmou. Os chineses já são um parceiro importante da estatal. A Cnooc tem participação de 7,34% no campo de Búzios e de 9,65% no campo de Mero, ambos no pré-sal da Bacia de Santos.

Em gestões anteriores, a Petrobras chegou a assinar um memorando de entendimentos com a também chinesa CNPC para finalizar as obras do antigo COmperj, hoje chamado de Galub, mas as empresas não chegaram a um acordo.

A Petrobras deve anunciar seu novo plano de negócios entre novembro e dezembro deste ano. A estimativa é direcionar para projetos de energia renovável e de soluções de baixo carbono até 15% do valor total previsto de investimento do plano para os próximos cinco anos. O número é maior que os 6% do plano atual, que compreende os anos de 2023 a 2027 e prevê investimentos totais de US$ 78 bilhões.

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter