Negócios

Petrobras decide reativar fábrica de fertilizantes no Paraná

Medida é uma das primeiras decisões da diretoria sob a liderança de Magda Chambriard, que assumiu a estatal com a promessa de acelerar investimentos, como deseja o Planalto

Unidade de fertilizantes da Petrobras: Araucária Nitrogenados, no Paraná Unidade de fertilizantes da Petrobras: Araucária Nitrogenados, no Paraná  - Foto: Agência Petrobras

A Petrobras informou hoje, em comunicado ao mercado, que sua diretoria aprovou, em reunião realizada hoje, a reativação da fábrica de fertilizantes da empresas em Araucária, no Paraná, paralisada desde 2020. A fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) foi hibernada pela Petrobras no governo Bolsonaro por não ser lucrativa para a estatal.

A reativação da unidade é uma das primeiras decisões da diretoria sob a liderança da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Ela assumiu a estatal há duas semanas, substituindo Jean Paul Prates, com a promessa de acelerar investimentos da companhia no país, como deseja o governo federal.

Segundo o comunicado, "serão imediatamente iniciados todos os procedimentos necessários à retomada da fábrica, incluindo a publicação dos editais para contratação de serviços de manutenção e de materiais críticos".

Com a decisão, segundo a Petrobras, a diretoria também autoriza que a Ansa "celebre acordo e efetue a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025".

Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Ansa possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

Além da Ansa, há a expectativa em torno da retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul (MS).

De acordo com fontes, a companhia vem mantendo conversas com os chineses da Sinopec para a retomada da UFN-III. A unidade começou a ser construída em 2011 e hoje está cerca de 80% pronta.

As obras, no entanto, estão paradas desde dezembro de 2014. Em 2017, a Petrobras chegou a colocar a fábrica à venda, mas sempre encontrou dificuldades para se desfazer da unidade.

Retomar a produção de fertilizantes no Brasil é uma das bandeiras do governo Lula de forma a impulsionar e baratear a produção agrícola, já que o país é um grande importador dos insumos.

A ideia do governo é usar a produção de gás natural, como a do pré-sal, como combustível para a produção da matéria-prima para os fertilizantes.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter