Logo Folha de Pernambuco

Combustível

Petrobras reduz em 15,7% preço da Gasolina de Aviação, que abastece pequenas aeronaves

Reajuste nas refinarias para as distribuidoras começa a valer em 1º de setembro

Edifício sede da PetrobrasEdifício sede da Petrobras - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira que, a partir de 1º de setembro, reduzirá em 15,7% o preço da gasolina de aviação (GAV - para pequenas aeronaves) para as distribuidoras. Esta é a segunda redução seguida nos preços do GAV, que já havia registrado queda de 5,7% no início de agosto.

Segundo a estatal, conforme prática que remonta desde 2016, os ajustes de preços de GAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. O mesmo acontece com o QAV (querosene de aviação), combustível dos aviões de grande porte, há 20 anos.

No último dia 26 de agosto, a estatal já havia anunciado que, a partir de 1º de setembro, os preços de querosene de aviação (QAV) teriam uma redução de 10,4% para as distribuidoras, a segunda queda consecutiva. No fim de julho, a estatal já havia anunciado a redução de 2,6% do valor do combustível.

A Petrobras comercializa a GAV produzida em suas refinarias ou importada apenas para as distribuidoras. "As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento", disse a estatal.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter