Logo Folha de Pernambuco

PETROBRAS

Petroleiros acusam conselheiro da Petrobras de manipulação de mercado e o denunciam à CVM

Reclamação foi feita com base em publicação de Marcelo Gasparino em suas redes sociais após solicitação de revisão estatutária da estatal

PetrobrasPetrobras - Foto: André Valentim

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) pediram que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apure uma possível prática de indução de mercado pelo conselheiro Marcelo Gasparino, após a solicitação de revisão estatutária da companhia.

A justificativa para o pedido de investigação tem base em declarações que o conselheiro minoritário fez em suas redes sociais a respeito da medida que visa mudar a política de indicação de cargos da alta administração e do conselho fiscal e a criação de uma reserva de remuneração de capital.

A Advocacia Garcez, que representa a Anapetro e a FUP, argumenta que Gasparino distorceu os fatos, aproveitando-se da queda de mais de 6% nas ações da estatal no dia em que as alterações foram divulgadas aos investidores.

Em seu perfil no LinkedIn, o conselheiro publicou:

"A evolução das práticas de Governança Corporativa na Petrobras decorreu também dos problemas de conformidade e fraudes das quais foi vítima, e das respostas do Congresso Nacional, como a Lei Anti-corrupção e a Lei das Estatais, dentre outras. Reservas estatutárias podem ser criadas, mas existem formas de fazer que não resultem em dúvidas quanto as sias verdadeiras intenções. (...) Esperamos que o excesso de Caixa seja traduzido no reconhecimento da competência da alocação de capital realizada nos últimos 7 anos, somados à oportunidade de ter o valor da commodity apreciado nos últimos três anos, consequência de vários fatores que afetaram a todo o mundo, e não somente o Brasil".

E completou:

"Surfar o ciclo de alta das commodities não é pecado, principalmente com a responsabilidade que as petroleiras tem em financiar parte da transição energética. Pecado será não destinarmos os frutos de uma estatal bem gerida para que o Estado possa prover à sociedade, principalmente os mais desassistidos, de alimentação, saúde, educação e moradia, o melhor local para “aplicar” os dividendos da Petrobras".

A Anapetro e a Fup rebateram afirmando que "das 10 empresas com maior valor de mercado na B3, 8 (Bradesco, Ambev, Vale, BB, Itaú, BTG, Itausa e Santander) possuem reserva, exceto Petrobras e WEG, o que se busca corrigir agora". Também alegaram que o estatuto estava "em desacordo com o STF e a CVM".

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter