Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo cai apesar de sobrecarga geopolítica

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro caiu 0,56%

Estatal Saudi ArmcoEstatal Saudi Armco - Foto: Fayez Nureldine/AFP

Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira (10), à medida que os temores de uma escalada geopolítica no Oriente Médio diminuíram, enquanto o gás disparou na Europa devido a um vazamento em um gasoduto entre a Finlândia e a Estônia, provavelmente resultado de uma "atividade externa".

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro caiu 0,56%, para 87,65 dólares. 

Por sua vez, o West Texas Intermediate (WTI) para entrega em novembro baixou 0,47%, a 85,97 dólares.

“Os preços do petróleo baixaram pelas lucros de lucros, uma vez que ficou claro que será necessário um novo estudo para que os preços voltem a subir acima de 90 dólares por barril”, resumiu Edward Moya, da Oanda, quatro dias após o ataque do barril Hamas e Israel.

Para analistas da JPM Commodities, "não houve impacto imediato na produção mundial de petróleo, mas o mercado nota que a oferta poderia ser perturbada se os Estados Unidos impusessem restrições às exportações de petróleo iraniano ou se as perturbações atingissem o estreito de Ormuz", uma passagem estratégica do Golfo Pérsico por onde passa grande parte do petróleo cru mundial.

Na segunda-feira, o petróleo subiu após o ataque surpresa do Hamas no sábado.

"Apesar da redução nos preços" nesta terça-feira, os mercados “continuam perturbados” pela situação, "que poderia levar a mais instabilidade e empurrar o preço do barril para níveis sem precedentes desde o ano passado", explicou Ricardo Evangelista, analista da ActivTrades.

“O grande questionamento reside na potencial implicação do Irã” no ataque, destacado.

O aiatolá Ali Jamenei, a mais alta autoridade religiosa do Irã, negou que seu país estivesse por trás do ataque em massa lançado no sábado pelo Hamas, embora tenha reafirmado o apoio iraniano “à Palestina”.

No mercado de gás europeu, o contrato do TTF holandês, uma referência na região, subiu mais de 12% no fechamento, para 49,4 euros por megawatt-hora (MWh).

A Finlândia anunciou na terça-feira que suspeita de intervenção externa no vazamento do gasoduto que abastece o país a partir da Estônia e disse ter recebido o apoio da Otan na investigação.

As operações do gasoduto, a última que alimentou o país nórdico após a interrupção das importações de gás russo, foram interrompidas no domingo devido a um vazamento.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter