Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo cai apesar do aumento da tensão no Oriente Médio

O barril do Brent para entrega em novembro caiu 0,29%

Plataforma de Petróleo Plataforma de Petróleo  - Foto: Helmut Otto/Agência Petrobras

Os preços do petróleo fecharam segunda-feira (30) nesta tendência definida, apesar do aumento da tensão no Oriente Médio e com o mercado preocupado com a demanda.

O barril do Brent para entrega em novembro caiu 0,29%, para 71,77 dólares.
 

Já o barril do West Texas Intermediate (WTI) para o mesmo mês estável (-0,01%), para 68,17 dólares.

“Apesar da tensão geopolítica, as variações de demanda fraca pressionaram os preços para baixo”, comentaram analistas do Eurasia Group.

O Departamento de Estado Americano informou que Israel fez operações terrestres "limitadas" no sul do Líbano, perto da fronteira entre os dois países, como parte da intervenção israelense contra o grupo islâmico pró-iraniano Hezbollah.

Essas operações resultaram na morte de vários líderes do alto escalonamento do grupo, incluindo seu chefe máximo, Hassan Nasrallah, morto na última sexta-feira em um grande bombardeio.

“Alguns acredita que o prêmio de risco geopolítico já foi incorporado pelo mercado”, informou Phil Flynn, do Price Futures Group. O mercado “não parece acreditar que o que está apostando vai ter o suficiente de petróleo”.

O comitê ministerial conjunto da aliança Opep+ se reunirá nesta semana para discutir estratégias, em meio à queda dos preços.

"A Opep realmente tem um plano?", questionou Stephen Schork, autor do Schork Report, especializado no mercado de petróleo.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter