Petróleo

Petróleo cai em mercado atento a tensões geopolíticas

A cotação do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em abril, caiu 1,46%, a 82,34 dólares

PetróleoPetróleo - Foto: Wirestock /Freepik

Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira (20), entre preocupações de uma menor demanda por temores de recessão, e eventuais problemas de abastecimento ligados ao conflito no Oriente Médio.

A cotação do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em abril, caiu 1,46%, a 82,34 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado mercado americano e para entrega em março, caiu 1,27%, a 78,18 dólares.

"As preocupações geopolíticas atuais" não podem "sustentar o mercado", resumiram os analistas da Energi Danmark.

"Os temores persistentes de uma nova recessão ressurgiram por dados decepcionantes em China e Estados Unidos nos últimos tempos", acrescentaram.

A recuperação do petróleo se deve à queda de preços de gasolina e gasóleo, destacou Andly Lipow, de Lipow Oil Associates.

O analista destacou que o clima está favorável para esta época do ano nos Estados Unidos, o que reduziu a demanda de combustível.

Na China, em busca de reativar o crescimento, o banco central reduziu nesta terça uma de suas taxas de referência, para estimular principalmente o setor imobiliário em um contexto de enfraquecimento econômico.

O mercado segue "prudente" diante dos riscos geopolíticos "mas não houve interrupção do abastecimento até agora" pelo conflito no Oriente Médio, assinalou Lipow.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter