Petróleo e gás sobem por onda de frio nos Estados Unidos
Previsões meteorológicas beneficiaram o gás natural nos EUA, que subiu 0,82%
As cotações do petróleo e do gás natural subiram nos Estados Unidos nesta quinta-feira (2), impulsionados em particular pela previsão de uma onda de frio no país e pelo retorno dos operadores ao mercado depois do feriado de Ano Novo.
Em Nova York, o barril de tipo West Texas Intermediate (WTI) com vencimento em fevereiro subiu 1,97%, para 73,13 dólares. Por sua vez, o barril de tipo Brent para entrega em março avançou 1,73% em Londres, cotado a 75,93 dólares.
"O petróleo e o gás natural estão subindo enquanto uma onda de frio do Ártico se aproxima dos Estados Unidos", observou em uma nota Phil Flynn, da consultoria Price Futures Group.
Leia também
• Mesmo sem atuação do BC, dólar cai com correção, mas giro é fraco
• Ibovespa cai no 1º pregão de 2025 com cautela fiscal, China e bolsas de NY
• Bolsas da Europa fecham em alta, de olho em indicadores e com impulso de petroleiras
De fato, uma parte dos Estados Unidos será atingida por "ondas de frio do Ártico" nos próximos dias, segundo o serviço meteorológico americano NWS.
Quanto ao petróleo, "o temor é que isso tenha impacto na produção americana", disse à AFP Matt Smith, da firma Kpler.
"Grande parte da produção está no Texas, [um estado do sul] que não está acostumado a condições tão frias, então a produção pode ser praticamente interrompida", acrescentou.
As previsões meteorológicas também beneficiaram o gás natural nos Estados Unidos, que subiu 0,82%, chegando a 3,6600 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas (BTU), a unidade anglo-saxã de energia.