Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo em leve baixa afetado por inflação nos EUA e Opep+

O mercado recebeu com desapontamento os números do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos

PetróleoPetróleo - Foto: Wirestock /Freepik

Os preços do petróleo fecharam ligeiramente em baixa nesta terça-feira (12), afetados por dados de inflação nos Estados Unidos acima das expectativas e dúvidas no mercado quanto ao cumprimento dos cortes de produção pela Opep+.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em maio recuou 0,35%, para 81,92 dólares. O West Texas Intermediate (WTI) para abril, por sua vez, perdeu 0,47%, indo a 77,56 dólares.

O mercado recebeu com desapontamento os números do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos, que esfriaram as expectativas de um rápido corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central) para impulsionar a demanda e o consumo.

A alta no IPC foi de 3,2% nos 12 meses encerrados em fevereiro, em comparação com 3,1% em janeiro, de acordo com os dados divulgados nesta terça pelo Departamento do Trabalho. Os analistas esperavam que a inflação se mantivesse estável em 3,1%.

A variação para cima é explicada pelo aumento nos preços de habitação, gasolina e passagens aéreas.

"Os consumidores estão perdendo poder de compra à medida que os preços sobem, e isso pesa no mercado de petróleo", destacou Stephen Schork, do Schork Group.

A energia pode complicar a equação da inflação nos Estados Unidos. O preço da gasolina para o consumidor no país subiu 6% em um mês.

O mercado pode ter se apoiado em um pequeno aumento na estimativa de demanda da Opep para 2024, para 104,46 milhões de barris por dia (mbd) contra 104,40 mbd anteriores. Mas os preços acabaram caindo.

Os operadores viram novos indícios de que os membros da aliança Opep+ não respeitam os cortes de produção acordados para sustentar os preços.

Segundo dados desta terça da própria Opep, um de seus membros, o Iraque, produziu 200.000 barris por dia a mais do que o nível alvo.

Veja também

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?
Tecnologia

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

Newsletter