Petróleo encerra sequência de altas e fecha em ligeira baixa
O aumento das tensões entre Israel e o Hezbollah não foi suficiente para sustentar a tendência de alta do petróleo
Os preços do petróleo fecharam em ligeira baixa nesta sexta-feira (20) após vários dias de alta, em um contexto de pouca demanda por produtos refinados.
O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro caiu 0,52%, fechando a 74,49 dólares. Enquanto isso, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para outubro fechou perto do equilíbrio (-0,04%), a 71,92 dólares.
O aumento das tensões entre Israel e o Hezbollah não foi suficiente para sustentar a tendência de alta do petróleo.
Leia também
• Petróleo fecha em queda, com correção após avanço e fortalecimento do dólar
• Petróleo limita perdas após corte na taxa de juros pelo Fed
• Petróleo fecha em baixa, apesar de corte de juros do Fed e tensões geopolíticas
Os operadores aproveitaram o fechamento da semana para a realização de lucros, mas, além disso, "os produtos refinados estão sob pressão", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
O preço do varejo da gasolina nos Estados Unidos voltou a cair nesta semana e está 17% abaixo do nível em 2023 nesta época, segundo a associação de assistência rodoviária AAA.
Na China, o preço médio da gasolina na região de Pequim caiu 10% em pouco mais de um mês.
"Estamos entrando na temporada de manutenção de refinarias e a demanda [de petróleo para processar] cairá nos próximos meses, o que poderia afetar um pouco mais os preços", alertou Lipow.
O analista espera que o petróleo WTI se mantenha na faixa de 70 a 80 dólares, já que "o mercado está suficientemente abastecido".