Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo fecha em baixa diante de possível trégua em Gaza

Os preços do WTI se mantiveram em campo positivo durante a maior parte da sessão, e chegaram a avançar até 1,45%

PetróleoPetróleo - Foto: AFP

Os preços do petróleo mudaram de curso e encerraram o pregão desta quinta-feira (1º) em baixa, após o anúncio de uma possível trégua no conflito entre Israel e Hamas em Gaza.

A cotação do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em abril, caiu 2,29%, para 78,70 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano e para entrega em março, perdeu 2,67%, para 73,82 dólares.

Os preços do WTI se mantiveram em campo positivo durante a maior parte da sessão, e chegaram a avançar até 1,45%.

Para o analista José Torres, da Interactive Brokers, os preços se sustentaram devido à decisão da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados na Opep+ de manter os cortes de produção sobre os quais já havia se comprometido.

Mas os ventos mudaram antes do fechamento com um anúncio do Catar, segundo o qual o Hamas deu uma "confirmação preliminar positiva" a uma proposta de trégua e de libertação de reféns já aprovada por Israel.

Contudo, uma fonte do Hamas disse à AFP que "ainda não há acordo sobre a implementação" da proposta e que "a declaração do Catar foi apressada e não está certa".

"Parece uma queima de largada", opina Andrew Lebow, do Commodity Research Group, "mas o mercado se posicionou para as vendas, na esperança de um cessar-fogo que poderia levar ao fim da guerra".

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter