Petróleo fecha em nível baixo apesar de pesado no Mar Vermelho
Preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro caiu 0,40% para 79,07 dólares
O petróleo fechou em baixa, nesta sexta-feira (22), em um mercado pouco ativo, que acentuou a oscilação de preços após o anúncio da saída de Angola pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Em Londres, o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro caiu 0,40% para 79,07 dólares.
Seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate (WTI), para entrega no mesmo mês, rendeu 0,44%, a 73,56 dólares em Nova York.
Leia também
• Angola retira-se da Opep por divergência sobre cotas de produção de petróleo
• Petróleo segue em alta após perturbações no Mar Vermelho
• Petróleo cai após semana volátil nesta sexta-feira (15)
Os mercados ficam fechados na segunda-feira por causa do feriado de Natal.
Os preços caíram ligeiramente durante a sessão, influenciados pela situação no Mar Vermelho, “onde os riscos de segurança pesam nos abastecimentos”, disse Han Tan, analista da Exinity.
Um líder dos rebeldes huthis, do Iêmen, apoiados pelo Irã, disse esta semana que os ataques de seu grupo a navios mercantes no Mar Vermelho só vão parar "se Israel pôr fim a seus crimes e chegarem alimentos, remédios e combustível à população sitiada" da Faixa de Gaza, que está mergulhada na guerra entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas.
Várias companhias de transporte marítimo continuam evitando o ponto de entrada ou saída ao Mar Vermelho, o estreito de Bab el Mandeb, que separa a Península Arábica da África.
É o caso da petroleira britânica BP, que declarou na segunda-feira a suspensão de todo o tráfego pelo Mar Vermelho. Mais de 20 países aderiram à coalizão liderada pelos Estados Unidos para defender o tráfego marítimo na região.