Petróleo recupera terreno; mercado aguarda Opep+
O barril Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro subiu 4,12%, a 80,61
Os preços do petróleo se recuperaram nesta sexta-feira (17) após uma forte queda na quinta-feira (16), em um mercado que aguarda a reunião da Opep+ na próxima semana.
O barril Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro subiu 4,12%, a 80,61 dólares em Londres, ultrapassando os 80 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI) para dezembro, negociado no mercado americano, ganhou 4,10%, chegando a 75,89 dólares.
Leia também
• Petróleo atinge menor nível desde o mês de julho
• Reservas de petróleo dos EUA sobem mais que previsto em novembro
• Petróleo fecha estável após dados de inflação nos EUA
Na quinta-feira, ambos os barris de referência despencaram para seus níveis mais baixos desde julho, com 76,60 dólares para o Brent e 72,16 para o WTI.
“Na quinta, vimos as vendas avançarem quando perfuramos o piso de 78 dólares por barril” do Brent, explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, à AFP.
“Hoje estamos observando as compras de cobertura porque os preços caíram para níveis muito baixos”, acrescentou.
O mercado agora aguarda os resultados da reunião da Opep e de seus aliados da aliança Opep+. Uma intervenção nos volumes torna-se cada vez mais provável à medida que os preços caiam, estimam os analistas.
A fraqueza dos preços “leva o mercado a pensar que a Opep+, mantendo as suas cortes voluntárias de produção, poderia começar a considerar reduções adicionais para sustentar os preços”, disse Lipow.
A próxima reunião ministerial dos membros da Opep+ está programada para 26 de novembro em Viena.