Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo registra novo pico após transferência de embaixada dos EUA na Ucrânia

Anuncio foi interpretado como um sinal de um ataque russo iminente

PetróleoPetróleo - Foto: AFP

Os preços do petróleo subiram pouco antes do fechamento nesta segunda-feira (14) após o anúncio da transferência da embaixada americana de Kiev para Lviv, na Ucrânia, o que foi interpretado como um sinal de um ataque russo iminente.

O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em abril, o mais negociado em Londres, fechou em alta de 2,16%, a 96,48 dólares. Alguns minutos antes, o Brent tinha chegado a 96,78 dólares pela primeira vez desde setembro de 2014.

Em Nova York, o barril de West Texas Intermediate (WTI), com entrega para março, registrou alta de 2,53%, fechando a 95,46 dólares. Durante a sessão, o WTI alcançou seu nível mais alto desde setembro de 2014: 95,82 dólares.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda a transferência temporária de sua embaixada na Ucrânia de Kiev a Lviv, no oeste do país, diante da "dramática concentração" de tropas russas na fronteira.

A notícia marcou uma inflexão nos preços do petróleo, que já estavam orientados para a alta.

A decisão americana de transferir sua embaixada acabou por relativizar os comentários do chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, que durante um encontro televisivo com o presidente russo, Vladimir Putín, avaliou, mais cedo nesta segunda-feira, que ainda havia "uma oportunidade" de se chegar a um compromisso sobre a crise ucraniana.

"O mercado está tenso", com uma oferta insuficiente "e a Opep (Organização de países exportadores de petróleo) não parece querer reagir e pôr mais petróleo no mercado", comentou o analista John Kilduff, da consultoria de investimentos Again Capital. 

Veja também

Setor de criptomoedas dos EUA espera viver "era de ouro" com retorno de Trump ao poder
MERCADO

Setor de criptomoedas dos EUA espera viver "era de ouro" com retorno de Trump ao poder

Bolsas da Europa fecham em alta, com publicações de ata do BCE, PIB e balanços
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em alta, com publicações de ata do BCE, PIB e balanços

Newsletter