Petróleo

Petróleo se estabiliza em semana rica em dados econômicos

O Fed se reunirá nesta terça e quarta-feira e o mercado espera que mantenha suas taxas de juros inalteradas

Plataforma de petróleo Plataforma de petróleo  - Foto: Karim Jaafar/AFP

Os preços do petróleo se estabilizaram nesta segunda-feira (11), com os investidores demonstrando prudência no início de uma semana carregados em matéria de dados econômicos.

O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência para a Europa e para entrega em fevereiro, subiu 0,25%, para 76,03 dólares.

Por sua vez, o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano e para entrega em janeiro, subiu 0,12%, para 71,32 dólares.

“O mercado se estabilizou embora não tenha certeza de que o pior já passou”, resumiu Phil Flynn, do Price Future Group, em alusão à forte queda nos preços das últimas duas semanas.

"Esperamos muitas notícias esta semana com a decisão de política monetária do Fed [Federal Reserve, o banco central americano] e antes, a publicação do Índice de Preços ao Consumidor [IPC]" nos Estados Unidos e a inflação no varejo, resumiu.

“Todos esses dados movimentados podem fazer o petróleo, mas também o dólar e o mercado de ações”, assinalou.

O Fed se reunirá nesta terça e quarta-feira e o mercado espera que mantenha suas taxas de juros inalteradas, enquanto o IPC será conhecido nesta terça. Os analistas esperam que os dados de novembro apresentem estabilidade nos preços.

Também foram publicados esta semana os relatórios mensais da Opep e da Agência Internacional de Energia (AIE), com estimativas de demanda.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter