Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Petróleo se recupera no mercado mais exposto ao risco

O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em fevereiro, subiu 3,16%, para 76,61 dólares

PetróleoPetróleo - Foto: Creative Commons

Os preços do petróleo fecharam com alta especificação nesta quinta-feira (14), em um mercado mais favorável aos ativos de risco.

O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em fevereiro, subiu 3,16%, para 76,61 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano e para entrega em janeiro, avançou 3,03%, a 71,58 dólares.

"Os mercados comemoram a abertura do Fed [Federal Reserve, o banco central americano] a cortes dos juros" no ano que vem, comentou José Torres, da Interactive Brokers.

Na quarta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que um cronograma de cortes esteve na mesa de discussão na última reunião de política monetária do ano da entidade.

Esta postura é um presságio de "condições financeiras" mais desenvolvido, o que beneficia todos os materiais-primas.

O enfraquecimento do dólar diante da perspectiva de redução dos juros barateou o barril de petróleo para investidores em outras divisões, impulsionando os preços.

Para Stephen Schork, do Grupo Schork, muitos investidores especulativos posicionados na baixa realizaram lucros após a queda do petróleo. E também petróleo como cobertura.

Por sua vez, a Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou sua estimativa de crescimento da demanda para 2024 para 1,1 milhões de bairros diários, em comparação com os 930.000 previstos até agora.

Veja também

Frigoríficos brasileiros cessam fornecimento ao Carrefour após corte de carne brasileira na França
CRISE COM O CARREFOUR

Frigoríficos brasileiros cessam fornecimento ao Carrefour após corte de carne brasileira na França

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour
Mercado

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour

Newsletter