Petróleo se recupera no mercado mais exposto ao risco
O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em fevereiro, subiu 3,16%, para 76,61 dólares
Os preços do petróleo fecharam com alta especificação nesta quinta-feira (14), em um mercado mais favorável aos ativos de risco.
O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em fevereiro, subiu 3,16%, para 76,61 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano e para entrega em janeiro, avançou 3,03%, a 71,58 dólares.
"Os mercados comemoram a abertura do Fed [Federal Reserve, o banco central americano] a cortes dos juros" no ano que vem, comentou José Torres, da Interactive Brokers.
Na quarta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que um cronograma de cortes esteve na mesa de discussão na última reunião de política monetária do ano da entidade.
Leia também
• No último dia da COP28, Brasil leiloa hoje blocos de petróleo. ONGs ambientais apontam "contradição"
• Petróleo atinge nível mais baixo em quase 6 meses após inflação nos EUA
• Petróleo se estabiliza em semana rica em dados econômicos
Esta postura é um presságio de "condições financeiras" mais desenvolvido, o que beneficia todos os materiais-primas.
O enfraquecimento do dólar diante da perspectiva de redução dos juros barateou o barril de petróleo para investidores em outras divisões, impulsionando os preços.
Para Stephen Schork, do Grupo Schork, muitos investidores especulativos posicionados na baixa realizaram lucros após a queda do petróleo. E também petróleo como cobertura.
Por sua vez, a Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou sua estimativa de crescimento da demanda para 2024 para 1,1 milhões de bairros diários, em comparação com os 930.000 previstos até agora.